O Dia dos Namorados de 2020 entrou para a lista de datas comemorativas que foram impactadas diretamente pela pandemia. Se haverá celebrações, se haverá troca de presentes, como comprá-los, como tornar o dia especial sem necessariamente ter passeios, viagens ou novas experiências. Tudo isso está em questionamento pelos internautas e, claro, pelas marcas anunciantes. Analisamos o que se tem dito sobre a data para entender: quais as preferências atuais dos usuários para o Dia dos Namorados?

2019 versus 2020

Dados gerais

Comparativamente, tanto em 2019 quanto neste ano, a data começa a ganhar relevância nas redes sociais na semana final de maio.

Imagem 1: Gráfico de distribuição no tempo do RADAR STILINGUE (dados de 2019)
Imagem 2: Gráfico de distribuição no tempo do War-Room STILINGUE (dados de 2020)

Se em 2019, menções à data começaram a esquentar a partir do dia 27, este ano, a variação foi entre 48h-72h, a partir do dia 25.

Com mais de 295 mil conteúdos a respeito da data, as mulheres seguem como o público mais ativo, representando 72% do volume total; enquanto homens 27%.

Marcas mais influentes

Segundo metodologia AAA da STILINGUE, o top 10 marcas mais influentes sobre o tema em 2020 foram:

  1. Rommanel
  2. O Boticário
  3. Pernambucanas
  4. Hering
  5. Netshoes
  6. Vivara
  7. Casa de Mineira
  8. Renner
  9. Moda Colmeia
  10. Companhia das Letras

Se em 2019, o top 10 era composto exclusivamente de marcas representantes dos segmentos Moda e Varejo (Dakota, Anita Shoes, Capodarte, DeMillus, DuLoren, Renner, Dafiti, Havan, shopping Anália Franco), neste ano destaque para ascensão de marcas e empreendimentos de pequeno e médio porte com apelo local como Casa da Mineira (louçaria e decoração) e Moda Colmeia (moda feminina para regiões norte e nordeste). E também de uma editora de livros, Companhia das Letras.

Entendendo e duelando as preferências

Para identificar as intenções, necessidades de compra e também as preferências relacionadas aos setores de Moda, Eletrônicos, Literatura, Experiências confrontamos conteúdos elaborados pelos públicos feminino e masculino. Confira!

Moda

Imagem 3: Gráfico de Duelo de Termos do War-Room STILINGUE

Reflexos de um período mais introspectivo dentro de casa, mulheres apontam pijamas de frio, peças de lingerie, shorts, body, calça, vestidos e até mesmo biquínis como desejos de consumo. Calçados como sapatos de salto e coturnos surgem em tom nostálgico e com o futuro desejo de frequentar eventos. Destaque ainda para a marca Pandora com acessórios como pulseira e anel. 

Já o público masculino apontou objetos mais específicos como “Boné da Lacoste“, “chinelo da Oakley“, chapéu de palha, capa de chuva e, também, chuteira e colete.

Comum aos dois, sem margem para erro na hora de presentear, encontram-se casaco da Nike, chapéu, óculos escuros, moletom, suéter e shoulder bag.

Eletrônicos

Imagem 4: Gráfico de Duelo de Termos do War-Room STILINGUE

O queridinho do público feminino é um celular novo, seja ele da marca Apple (mais especificamente da cor lilás), Xiaomi ou Samsung – desde que a câmera seja boa. Notebooks, fones de ouvido e até mesmo uma unidade do jogo The Sims.

Do outro lado da matriz, o console X-box e Playstation estão alguns dos interesses dos homens. Games como Valorant, Fifa, Free Fire e Animal Crossing são lembrados. 

Em comum aos dois grupos, cabo para iPhone, caixa de som JBL, iPad, Nintendo Switch e celular Galaxy S.

Literatura

Imagem 5: Gráfico de Duelo de Termos do War-Room STILINGUE

A literatura romântica tem atraído interesse do público feminino: A Prometida, saga Crepúsculo e Cora Coralina. Alguns conteúdos para ajudar com ansiedade também surgem.

Enquanto homens relembram Mitologia Nórdica, O Iluminado, literatura de auto-ajuda e meditação, e até mesmo mangás.

Já a coleção infanto-juvenil Harry Potter e a Bíblia são unanimidades. No centro da matriz ainda é identificada a marca Amazon como lembrança por todos os públicos.

Experiências e viagens

Imagem 6: Gráfico de Duelo de Termos do War-Room STILINGUE

Mas, se você estiver buscando experiências e presentes não físicos para compartilhar pós-isolamento, saiba que para mulheres: shows do Gusttavo Lima, Armandinho e BTS podem agradar. Viagens para fazenda ou praia, com as amigas ou com o namorado, massagens relaxantes e até mesmo uma sessão de limpeza de pele são novas opções.

Para os homens, por sua vez, os shows podem ser online mesmo ou até corridinhas na praia.

cerveja gelada e som do Charlie Brown Jr tendem a agradar a todos.

Mas… e em relação às marcas?

Imagem 7: Gráfico de Duelo de Termos do War-Room STILINGUE

Por fim, quais marcas e seus produtos foram mais mencionadas por cada grupo?

Na lembrança das mulheres temos:

  • Fondue da Cacau Show
  • Anel da Vivara
  • Pulseira da Pandora
  • Coleção da Manu Gavassi para C&A
  • MacBook e iPhone da Apple
  • Produtos da The Body Shop
  • Roupas da Farm

Enquanto na lista de desejo dos homens, encontram-se:

  • Camiseta do Flamengo
  • Nova coleção do Felipe Prior
  • Produtos da Dell
  • iPhone

Para todos, destaque para alguns e-commerces como Magazine Luiza, Casas Bahia e Centauro.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.