2022 foi o ano do TikTok no Brasil. Todo o sucesso e o potencial de viralização dos diversos conteúdos mudaram a forma como as pessoas criam conteúdos, consomem e se relacionam, provando que o TikTok é muito mais que um app de dancinhas. Entre os vídeos favoritos,  o @LuvadePedreiro apesar de não ser sido convocado para a Copa, ficou entre os mais compartilhados, o @edysilva114oficial espalhou deboche pelas redes e a @vivicakedesigner transformou tudo em bolo e deixou todo mundo de boca aberta.

E não parou por aí, o pessoal que queria compartilhar técnicas e ensinar truques também ficou em alta. Ao longo do ano, teve de tudo um pouco, de maquiagem à matemática, de história a hacks de fotografia. 

As músicas também ganharam destaque, não só por ajudarem a impulsionar os conteúdos, mas também a divulgar novos hits, independente do gênero ou se de artistas consagrados ou novatos, todo mundo entrou na dança. 

Segundo o próprio TikTok, 13 das 14 músicas número 1 da Billboard Hot 100 foram impulsionadas pelas tendências do canal. No Brasil, as músicas que fizeram sucesso nas paradas também foram as mais escutadas e utilizadas em vídeos no país. Exemplos disso são: “Desenrola, Bate, Joga de Ladinho”, “Pipoco”, “Dançarina”, entre outras. E isso tudo é só o começo porque músicos e compositores estão cada vez mais engajados em fazer seus singles viralizarem na rede.

Entre as trends mais populares, os duetos e os filtros fizeram os brasucas soltarem a criatividade. Este ano, a plataforma mudou diversos recursos e políticas para conteúdos, com o objetivo de melhorar a segurança, o impulsionamento e a divulgação. Entre eles, destacam-se:

  • Novas métricas como dislike e favoritos;
  • Avatares – os memojis;
  • Teste de assinaturas pagas, jogos e tradução simultânea;
  • Aumento no tempo de duração de vídeos e legendas;
  • Integração com e-commerce e c-commerce;
  • Inclusão de gifs com sons; 
  • Novo sistema de remuneração para creators;
  • Plataforma de insights;
  • TikTok Pulse;
  • Branded Mission

Para comprovar  o que foi todo o sucesso da plataforma neste ano, basta olhar para os resultados e o alcance do TikTok Awards, evento realizado no dia 12/12, em São Paulo, que premiou as melhores ações desenvolvidas na rede.

O evento contou com a participação de  diversos artistas como Anitta, Fernanda Lima, Gio Ewbank, Sabrina Sato, Pedro Sampaio, mas também grandes agências de publicidade como Dojo, Oliver, David, Wunderman Thompson e marcas que se tornaram cases de sucesso da plataforma como Burger King, Guaraná Antártica e Dove, mostrando que há um universo de oportunidades no canal para marcas e creators desenvolverem junto às comunidades.

Para 2023, a plataforma promete desenvolver novas funcionalidades com objetivo de promover mais autenticidade, alegria e relevância aos conteúdos e também mais integração e fluidez nas jornadas e no relacionamento entre marcas, creators e comunidades. O SMO (Social Media Optimization) ou SEO para social media já teve impacto na plataforma, que permitiu em legendas mais longas para auxiliar no rankeamento de marcas.

Entre os conteúdos, o investimento de UGC (User Generated Content) segue firme e forte para o próximo ano, tornando todo usuário criador de conteúdo e influenciador digital. Além dos consumidores, as marcas podem se apoiar também no EGC (Employee Generated Content), seja com líderes desenvolvendo e compartilhando conteúdo ou a partir de colaboradores. Tudo isso para trazer mais proximidade, gerar mais conversas, promover engajamento, lembrança de marca e conversão.

Os e-commerces, c-commerces e live commerces também devem ganhar mais robustez e potencializar as ações e campanhas no TikTok Shop, movimentando ainda mais a viralização de produtos e hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt.

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Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.