O Dia dos Namorados está chegando e segundo pesquisa realizada pelo Negócios Globo em parceria com a Mind Miners, 77% das pessoas querem utilizar a data para fortalecer os relacionamentos depois de tanto tempo de isolamento social.
Essa motivação é reflexo dos últimos anos de pandemia que estremeceram as relações e impactou principalmente a forma como demonstramos afeto ao próximo. A partir deste cenário, fizemos algumas comparações com os anos anteriores para monitorar o que os consumidores têm falado nas redes sociais sobre o assunto e como isso pode auxiliar marcas em termos de campanhas e posicionamentos mais assertivos.
No período entre 03/03/2022 00:00 a 31/05/2022 fizemos algumas pesquisas nas quais foram coletadas 94.020 publicações relacionadas ao Dia dos Namorados e dentre as tendências deste universo, separamos alguns destaques:
Comparativo 2021/2022
Inicialmente, realizamos uma pré-análise com o Radar da STILINGUE com o termo “Dia dos namorados” durante os três meses que antecedem a data de 2021.
Nesse cenário vemos que as palavras associadas a data vem acompanhada de termos como sorteio, casa, regras, link na bio, boa sorte, stories e comentários. As pessoas estavam isoladas e buscavam ativações digitais para se conectarem.
O mesmo recorte de tempo feito em 2022, mostra um cenário muito parecido mas com mais presença de termos relacionados ao digital, o que mostra que os consumidores incorporaram essa forma de consumo.
Vemos também gírias como mozão e crush sendo usadas não só por usuários comuns, mas também por grandes marcas, o que pode representar a importância dessas marcas conhecerem seus clientes e criar uma persona e um tom de voz que entende como o consumidor se comunica para a partir disso criar um vínculo.
Setores se destacam em 2022
Realizamos também uma pesquisa mais abrangente com os principais segmentos, para entender quais despertam mais interesse nos consumidores para este ano.
Imagem 3: Gráfico de Distribuição por Temas do WAR-ROOM STILINGUE
O top 3 dos setores com mais publicações é:
- Roupas (21,94%)
- Alimentos (20,65%)
- Decoração(14,62%)
Abaixo, destacamos os principais termos desses segmentos com exemplos de postagens e assuntos com maior presença no nosso estudo.
Roupas
Entre os produtos de vestuário, os termos mais citados nas conversas destacam-se:
No grupo de alimentos, encontramos os seguintes termos:
Lingerie
Calça jeans
Look
Moda masculina
Alimentos
Fondue
Chocolate
Confeitaria
Cestas
- Decoração
E em relação a decoração, os termos em alta são:
- Vela
- Presente criativo
- Cama
- Mesa
Quando se trata de vela temos dois cenários, marcas e consumidores falando sobre o produto e os solteiros reclamando que vão “sobrar” nesse dia:
Marcas Influenciadoras
No Ranking AAA encontramos as principais marcas publicadoras em relação ao assunto, destaque especial para as três primeiras:
- Arezzo
- Lojas Marisa
- Duloren
Ainda olhando para marcas, vemos que o maior canal de presença é o Facebook com 49%:
Considerações Finais
Depois de alguns anos vivendo de forma mais restrita e afastada, às vezes até longe do mozão, o cenário volta a se estabilizar. Nessa pesquisa vemos que os consumidores estão mais animados com a data no sentido de aproveitar o momento para demonstrar carinho pela pessoa especial.