O Dia dos Namorados está chegando e segundo pesquisa realizada pelo Negócios Globo em parceria com a Mind Miners, 77% das pessoas querem utilizar a data para fortalecer os relacionamentos depois de tanto tempo de isolamento social. 

Essa motivação é reflexo dos últimos anos de pandemia que estremeceram as relações e impactou principalmente a forma como demonstramos afeto ao próximo. A partir deste cenário, fizemos algumas comparações com os anos anteriores para monitorar o que os consumidores têm falado nas redes sociais sobre o assunto e como isso pode auxiliar marcas em termos de campanhas e posicionamentos mais assertivos.

No período entre 03/03/2022 00:00 a 31/05/2022 fizemos algumas pesquisas nas quais foram coletadas 94.020 publicações relacionadas ao Dia dos Namorados e dentre as tendências deste universo, separamos alguns destaques: 

Comparativo 2021/2022

Inicialmente, realizamos uma pré-análise com o Radar da STILINGUE com o termo “Dia dos namorados” durante os três meses que antecedem a data de 2021.

Imagem 1: Gráfico de termos relacionados do RADAR STILINGUE (2021)

Nesse cenário vemos que as palavras associadas a data vem acompanhada de termos como sorteio, casa, regras, link na bio, boa sorte, stories e comentários. As pessoas estavam isoladas e buscavam ativações digitais para se conectarem.

O mesmo recorte de tempo feito em 2022, mostra um cenário muito parecido mas com mais presença de termos relacionados ao digital, o que mostra que os consumidores incorporaram essa forma de consumo. 

Vemos também gírias como mozão e crush sendo usadas não só por usuários comuns, mas também por grandes marcas, o que pode representar a importância dessas marcas conhecerem seus clientes e criar uma persona e um tom de voz que entende como o consumidor se comunica para a partir disso criar um vínculo. 

Imagem 2: Gráfico de termos relacionados do RADAR STILINGUE. (2022)

Setores se destacam em 2022

Realizamos também uma pesquisa mais abrangente com os principais segmentos, para entender quais despertam mais interesse nos consumidores para este ano.

Imagem 3: Gráfico de Distribuição por Temas  do WAR-ROOM STILINGUE

O top 3 dos setores com mais publicações é:

  • Roupas (21,94%)
  • Alimentos (20,65%)
  • Decoração(14,62%)

Abaixo, destacamos os principais termos desses segmentos com exemplos de postagens e assuntos com maior presença no nosso estudo.

Roupas

Entre os produtos de vestuário, os termos mais citados nas conversas destacam-se:

No grupo de alimentos, encontramos os seguintes termos:

Lingerie

Calça jeans

Look

Moda masculina

Alimentos

Fondue

Chocolate

Confeitaria

Cestas

Imagem 4: Gráfico de termos relacionados

  • Decoração

E em relação a decoração, os termos em alta são:

  • Vela
  • Presente criativo
  • Cama
  • Mesa

Quando se trata de vela temos dois cenários, marcas e consumidores falando sobre o produto e os solteiros reclamando que vão “sobrar” nesse dia:

Marcas Influenciadoras

No Ranking AAA encontramos as principais marcas publicadoras em relação ao assunto, destaque especial para as três primeiras:

  • Arezzo
  • Lojas Marisa
  • Duloren

Ainda olhando para marcas, vemos que o maior canal de presença é o Facebook com 49%:

Considerações Finais

Depois de alguns anos vivendo de forma mais restrita e afastada, às vezes até longe do mozão, o cenário volta a se estabilizar. Nessa pesquisa vemos que os consumidores estão mais animados com a data no sentido de aproveitar o momento para demonstrar carinho pela pessoa especial. 

Author

Lóren Stefany tem 26 anos e mora em Joinville, Santa Catarina. Atualmente faz parte do time de Education da STILINGUE, como especialista em uso estratégico da plataforma. Libriana, vaidosa, dançarina, apaixonada por ensinar, procura estudar tudo aquilo que pode a tornar alguém melhor para si e para o próximo.