O planejamento estratégico da influencer foi compartilhado nas redes sociais e virou trends e meme.

Nas últimas semanas, o tema “planejamento estratégico” ganhou destaque nas redes sociais. Isso porque a influenciadora e empresária Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, postou em seus canais o roteiro de conteúdos diários para serem publicados em seus Stories, chocando uma parte dos seus seguidores. 

Fazendo uma análise com o STILINGUE Radar, conseguimos ver que houve um aumento de publicações e buscas sobre o termo, depois do post da empresária:

Mas, afinal, o que é planejamento estratégico de conteúdo?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CONTEÚDO

Segundo o dicionário, a palavra planejamento significa “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa”, e estratégia é o plano ou método para alcançar um objetivo.

 

O planejamento estratégico tem o intuito de dar um norte à gestão da marca, ajudando na projeção de futuro e no tático considerando caminhos e possibilidades para a marca chegar em determinado objetivo. Além disso, considera a organização da empresa incluindo valores, missão e metas a serem alcançadas.

Para construir um planejamento estratégico é necessário que a empresa também faça uma análise de mercado de forma interna e externa, e estabeleça metas e objetivos, considerando planos de execução mensais, anuais ou até mesmo semanais, como foi o caso da influenciadora que fez no formato de “to do list” focado em conteúdo. 

Com isso, é criado um plano de ação em que pode ser utilizado o famoso modelo “5W2H” por exemplo, composto por What, Why, Who, Where, When, How, How Much. 

Construir todo esse planejamento não é simples, mas com as ferramentas certas, o resultado pode ser extremamente positivo, e a STILINGUE possui produtos que podem te auxiliar nesse plano.

Produtos STILINGUE para o planejamento estratégico de conteúdo

O Radar é um produto que proporciona uma busca rápida e acessível, que tem como objetivo facilitar o dia a dia do cliente, pois funciona como uma varredura pelos principais blogs e redes sociais que estão na base de dados da STILINGUE. 

Para estar por dentro de todos os assuntos e conseguir desenvolver conteúdos interessantes para sua marca e empresa, o STILINGUE Trends também é uma ótima opção, pois ele coleta os temas mais populares buscados pelos usuários no Google Trends, além de trazer as principais conversas do Trending Topics do Twitter.

E já que estamos falando de planejamento, programação e calendário, outro queridinho dos conteudistas é o Agendamento de Publicações. Ele nunca mais vai te deixar esquecer de subir aquele conteúdo super importante, trazendo agilidade e praticidade para sua rotina.

CONSIDERAÇÕES

O planejamento estratégico faz parte da rotina de todas as empresas, porém não é um assunto muito falado por aí, e depois do posicionamento da empresária Bianca, no início do mês, muitas pessoas tomaram ciência sobre o assunto e entenderam a importância de implementá-lo para uma marca ou empresa.

Author

Larissa Lírio é formada em Publicidade e Propaganda, atua em Comunicação há 7 anos e atualmente é Customer Success na STILINGUE. Pós graduanda em Comunicação e Produção, ela é apaixonada por Moda e Marketing e consegue exercer suas paixões como influencer nas horas vagas ao compartilhar no seu Instagram dicas de moda, viagens e beleza.