Em um mundo cada vez mais digitalizado, as empresas de todos os segmentos sabem que precisam desenvolver boas estratégias de comunicação com o público. Nesse contexto, as redes sociais ganham uma importância ainda maior, já que são um canal direto entre as marcas e os potenciais clientes e, também têm a capacidade de disseminar amplamente um conteúdo ou campanha em questão de minutos.

Nos últimos anos, o Instagram assumiu um protagonismo relevante no mundo das redes sociais. Dados da Statista apontam que, entre 2013 e 2018, essa rede passou de 90 milhões para 1 bilhão de usuários ativos por mês.  E, em 2021, essa é a quarta rede mais usada no Brasil, com 110 milhões de usuários, segundo um levantamento publicado pela We Are Social e a Hootsuite. 

O Insta, como é popularmente chamado pelo público, ocupa cada vez mais um lugar importante para as empresas ampliarem a clientela e impulsionarem as vendas. Por isso, é fundamental criar boas estratégias para gerenciar o Instagram de forma profissional. Confira a seguir como fazer isso!

Estratégias 

Para ter um ótimo gerenciamento do seu Instagram, uma empresa precisa fazer primeiramente um ótimo levantamento de dados. A primeira informação relevante é: quais são os melhores horários para postar conteúdos nessa rede – ou seja: os momentos em que os usuários mais interagem com as publicações.

É fundamental reconhecer que um grupo tão grande quanto os usuários do Instagram tem perfis e hábitos muito diversos entre si. Por isso, os horários de pico não são padronizados todos os dias da semana.

Além disso, é fundamental levantar dados demográficos e comportamentais dos seguidores: quais são os temas pelos quais eles mais se interessam? O que costumam buscar ou criticar? Quais são as suas reações em diferentes contextos? Etc.

Inteligência Artificial e monitoramento

Para levantar esse tipo de informação de forma precisa e detalhada, é preciso contar com tecnologias que utilizam Inteligência Artificial (IA) – grupo de algoritmos, sistemas de aprendizado e softwares capazes de simular capacidades humanas relacionadas à inteligência, como a percepção de ambiente e análise para tomada de decisão. 

A IA permite à equipe levantar um grande volume de dados e constatar quais padrões se repetem. Isso é importante para antecipar tendências, ver os conteúdos com que os usuários mais interagem e as palavras mais mencionadas em cada situação.

A STILINGUE é uma plataforma multicanal que utiliza IA e permite mais de 5.8 trilhões de possibilidades de filtros, cruzamentos e visualizações em dashboards automatizados. Isso permite aos nossos clientes monitorar todos os seus canais digitais, como o Instagram.

A plataforma STILINGUE identifica quais são as palavras mais mencionadas pelos usuários e qual é o comportamento da sua audiência, automatizando processos como a coleta, organização e classificação dos termos e sentimentos encontrados nas publicações. 

Essa plataforma é especializada no idioma português e no público brasileiro, garantindo uma classificação mais adequada aos termos mais mencionados, além de centralizar todas as informações levantadas em um só lugar, o que facilita muito o trabalho das equipes no gerenciamento das redes sociais. Acesse o nosso site e veja as vantagens trazidas pela STILINGUE para a sua empresa!

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