Considerado o símbolo da fertilidade e da vida, o ovo é associado com a páscoa cristã como esperança de uma vida nova para a humanidade. Em 2022, após dois anos críticos de pandemia e crise econômica, a expectativa de tempos melhores é grande. 

O comércio, as marcas e microempreendedores apostam na paixão dos brasileiros por chocolate para inovar nos ovos de páscoa e lucrar na data mais doce do ano. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o varejo  iniciou a venda de produtos de páscoa mais cedo este ano e as vendas até o momento já superam 3% em relação a 2019, data antes da pandemia. A expectativa é ter um volume de vendas maior que nos últimos três anos.

Analisamos um total de 12.776 publicações, entre os dias 1 de janeiro e 1 de março de 2022.

Gráfico 1: Evolução no Tempo – Radar STILINGUE

Gráfico 1: Evolução no Tempo – Radar STILINGUE

E, apesar de ainda estarmos há mais de um mês da páscoa, no gráfico evolução do tempo, podemos notar um aumento no volume de publicações sobre o tema em 23 de fevereiro, o que demonstra que o assunto páscoa deve crescer nas redes sociais após o carnaval.

O onde publicam e o que dizem?

O Twitter é o canal que destaca com mais publicações sobre a páscoa, em segundo lugar o YouTube. Facebook e Instagram empatam em terceiro lugar. 

Ao pesquisar por: chocolate,“sabor de”, “ovo de”, “quero um”, encontramos no Twitter, manifestações de desejo por ganhar ou comprar ovos de páscoa este ano,

assim como suas preferências em 2022. Cacau Show , Kinder e ovo recheado são os mais citados.

Figura 1: Mural de Publicações – Radar STILINGUE

Confeiteiros e empreendedores publicam no YouTube, Instagram e Facebook. Mavalério, indústria de produtos alimentícios, se destaca como principal publicador tanto no Facebook quanto no Instagram. Nesta última rede social também se destaca: Chefeleoliveira e Kitchenfordummis, já no YouTube, as páginas: Letícia Sweet Cake, Garota Virtuosa by reh e Blessed Chocolates são os principais publicadores. 

Quem fala e qual o sentimento para a Páscoa? 

Analisando a sentimentalização das publicações sobre a Páscoa 2022, percebemos que  as mulheres são responsáveis por 63% das publicações sobre o tema. Elas também lideram o sentimento neutro com 42%, positivo com 34% e negativo com 24% em relação ao tema. 

Gráfico 3: Distribuição por Gênero e Sentimento – Radar STILINGUE

Tendência:

Figura 4: Termos Relacionados – Radar STILINGUE

Termos como: “lucrativas”, “curso”, “receita”,“chocolate”, “páscoa lucrativa 2022”, “ovo de páscoa”, “receitas de páscoa 2022” aparecem em destaque, sugerindo grande participação de doces artesanais para a páscoa 2022. Segundo reportagem do Diário da manhã, a páscoa pode ser uma grande oportunidade para os empreendedores lucrarem.

Eles acreditam que os ovos podem ser considerados presentes e apostam no cuidado com as embalagens. Rudnei Santos, responsável pelos cursos do Atacado Machado, relata que ano passado houve uma grande procura por ovos prontos, diferente deste ano, em que as pessoas estão focadas em fazer ovos.

Com o aumento da inflação, ele acredita que o consumidor está fazendo a conta e percebe facilmente que com o valor de um ovo simples industrializado é possível produzir um ovo de colher com casca mais grossa, muito mais recheio e até o triplo a gramatura.

Conforme a reportagem da Gazeta do povo, confeiteiros e indústria incluindo a de embalagens, observaram o comportamento do público e economia para traçar as tendências de consumo para este ano e apostam em lembrancinhas com chocolate de qualidade como afago agora que a pandemia ficou menos severa.

Considerações finais:

A páscoa 2022 é uma aposta de pessoas físicas e varejistas para aumentar a lucratividade e sair do vermelho após dois difíceis anos de pandemia e queda na renda familiar. Os dados apontam que estamos em um momento favorável em relação ao sentimento das pessoas para a páscoa 2022, visto que já há um grande sentimento positivo sobre a data. Ao apontar suas preferências nas redes sociais, as pessoas dão oportunidade de negócio para marcas, comerciantes e empreendedores investirem em estratégias mais lucrativas para alavancar as vendas. Por isso o monitoramento dos dados é tão importante; com eles pode-se fazer campanhas mais assertivas e ficar mais próximo do seu cliente.

Os dados apontam que estamos em um momento favorável em relação ao sentimento das pessoas para a páscoa 2022. Visto que já há um grande sentimento positivo, e a neutralidade percebida pode ser revertida para o lado positivo ao promover ações que estimulem boas experiências com a data.

Autor

Daniele Ferreira iniciou sua vida profissional na construção civil como Técnica em Edificações, mercado em que atuou por quatro anos. As atividades de administração e planejamento de obras chamaram sua atenção para uma transição de carreira.Hoje é formada em Administração de Empresas e especialista em Gestão de Projetos. Atuou nas áreas de experiência e sucesso do cliente, facilities, mercado imobiliário, gestão comercial e atendimento. Seus planos para 2022 são: aprofundar os conhecimentos em métodos ágeis e marketing digital.

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