Quando falamos de telefonia móvel sempre imaginamos antenas, grandes estruturas e torres. Mas isso mudou; além da telefonia móvel temos também o que chamamos de MVNO, que no inglês significa: mobile virtual network operator. Segundo a Tecnoblog  a MVNO é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis (essas sim, com torres e antenas).

No período de um ano, entre 03/03/2021 à 03/03/2022 analisamos 88 publicações sobre esse assunto:

Gráfico 1: Evolução no tempo em War-Room STILINGUE 

O primeiro pico no dia 24/08/2021 com 10 publicações, ocorreu quando foi divulgada a criação da operadora Laricel pela atriz Larissa Manoela. Já o segundo pico no dia 27/09/2021  obtivemos 15 publicações em que alguns portais como: Tecnoblog, Minha Operadora e o Documento comentaram a entrada do Carrefour no mercado das MVNOs, propondo o Carrefour Chip, com planos especiais e vantagens para os funcionários do grupo.

Com a base de dados e a inteligência artificial da Stilingue foi realizada uma pesquisa de operadoras virtuais no ramo da telefonia e identificamos que grande parte das publicações de MVNOs foram mencionadas por jornais, blogs e editoras com 80% das publicações através desses portais, seguido de 1% de canais como o Facebook:

Gráfico 2: Representatividade da Internet em War-Room STILINGUE 

Analisando a distribuição por sentimento, notamos que 46% das publicações são positivas e se referem às publicações cujos clientes estão satisfeitos com o preço, qualidade de atendimento e ofertas.

Gráfico 3: Distribuição por Sentimento em War-Room STILINGUE 

Em contrapartida, as publicações negativas estão em torno de 21% destacando abandono de parcerias, venda da operadora Oi e falta de adaptação por parte dos usuários.

Apesar dos posicionamentos estarem bem definidos entre positivo e negativo, temos 33% de publicações classificadas como neutras. Essa observação se dá pelo fato de que no Brasil esse segmento ainda não ter se consolidado como nos demais países e existem pessoas que ainda desconhecem esse modelo de negócios. 

O que estão dizendo sobre as MVNO’s?

Pelas MVNO’s serem utilizadas por algumas marcas e públicos específicos resolvemos ouvir o que elas falam quando buscamos por essas operadoras virtuais.

Conforme o gráfico abaixo notamos que aparecem termos como operadora virtual de aplicativo de mobilidade, banco, time de futebol e até mesmo de artista.

Gráfico 4: Termos relacionados em War-Room STILINGUE 

Analisando o termo surf, encontramos publicações sobre a  Surf Telecom uma empresa contratada pela Uber que criou o Uber Chip. 

Identificamos também o termo Inter Cel trata-se de uma operadora virtual lançada pelo banco Inter em parceria com a Vivo.

Os times de futebol também não ficaram de fora. O Grêmio por sua vez lançou a Grêmio Cell, operadora virtual voltada para os torcedores do time. 

E por fim verificando o termo Larissa Manoela retornam publicações sobre a atriz que criou a Lari Cel em parceria com a Dry Company que oferece descontos exclusivos para seus fãs e afins.

Considerações

Diante das publicações retornadas foram identificados o aparecimento de grandes empresas no ramo do varejo, futebol e mobilidade movimentando picos e ruídos ao longo do período da pesquisa.

Por se tratar de uma nova proposta é válido que as operadoras virtuais continuem sendo monitoradas, para mensurar serviços que podem trazer benefícios significativos focando em nichos segmentados e oferecendo qualidade de maneira personalizada conforme as necessidades dos clientes. 

Autor

Monique Marques é formada em Recursos Humanos. Está no mercado de trabalho há 17 anos e na maior parte com foco em atendimento ao cliente, atualmente compõe o time de atendimento da Stilingue. Ama dançar, ouvir música e estar reunida entre as pessoas que ama. Valoriza família e os amigos.

Escreva um comentário