A Internet permitiu às empresas criar novas estratégias para impulsionar as vendas, aumentar a clientela e se consolidar no mercado. A partir de redes sociais, landing pages, sites especializados e outros ambientes digitais, as empresas podem manter um relacionamento mais personalizado e dinâmico com o seu público.

É por isso que o social listening tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diferentes segmentos. Traduzido para o português como “escuta social”, esse processo consiste em coletar de forma sistemática e estruturada as percepções e palavras chave de conversas em diferentes ambientes digitais e organizá-las para que uma equipe obtenha insights relevantes para as estratégias do negócio. 

Essa escuta permite às empresas identificar as necessidades dos consumidores, as críticas e reclamações, bem como analisar a concorrência e  identificar quais influenciadores digitais podem ser os mais adequados para as campanhas. 

Em grandes datas comerciais, como a Black Friday e o Natal, um monitoramento com semanas de antecedência permite às empresas saírem à frente e anteciparem as tendências, verem quais são os principais assuntos em seu segmento e identificarem o que a opinião pública diz sobre os seus produtos e serviços. 

O social listening também é essencial no pós-venda, para captar as avaliações dos clientes e buscar aspectos que precisam ser melhorados para aprimorar a experiência de compra deles.

Vantagens

Um bom social listening não se limita a identificar temas e palavras-chave, mas também acompanhar a maneira como eles repercutiram: quantas curtidas, comentários e compartilhamento cada postagem teve, qual é a percepção das pessoas e quais foram as repercussões sobre determinado conteúdo publicado pela empresa.

As redes sociais tem se consolidado como uma etapa importante do funil de vendas, especialmente no início da jornada do cliente. Isso se explica pela popularização dessa tecnologia em escala global e a explosão do e-commerce que aumentou 41% em 2020, em comparação ao ano de 2019. 

Essas redes são os primeiros canais nos quais os consumidores buscam informações sobre uma empresa ou produto/serviço, além de promoções e avaliações de outros clientes antes de decidir onde comprar. 

Além disso, o social listening é estratégico no gerenciamento de crises, por permitir às empresas identificarem de forma rápida o que pode ocasionar uma crise, quais foram as principais críticas e, assim, criar estratégias para mitigar os seus efeitos. O social listening oferece um monitoramento completo dos canais digitais de uma empresa, identificando os picos e quedas de comportamento da sua audiência, bem como os seus padrões, desejos e expectativas.

STILINGUE

Para aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece, as empresas precisam investir em boas tecnologias e mão-de-obra qualificada. É preciso coletar os dados que são realmente relevantes para obter insights eficazes para solucionar problemas e aprimorar as estratégias adotadas até então. 

A STILINGUE é uma plataforma multicanal que utiliza Inteligência Artificial para coletar e organizar os dados de publicações em diferentes ambientes digitais. O nosso motor de Processamento de Linguagem Natural  entende, resume e classifica as publicações a partir dos termos utilizados pelo público brasileiro, oferecendo a melhor análise de sentimento com classificação automática. 

Nós ainda oferecemos 5.8 trilhões de possibilidades de filtros, cruzamentos e visualizações em dashboards automatizados,o que aumenta a eficiência operacional da sua equipe. 

Além da inteligência artificial, a nossa plataforma monitora interações em tempo real e oferece relatórios completos de performance, organizando todas essas informações de maneira estruturada em um só lugar, agilizando o trabalho da sua equipe e evitando a perda de informações relevantes. Acesse o nosso site e fale conosco para sair à frente dos concorrentes em 2022 com o social listening da STILINGUE!