A digitalização do mundo nos últimos anos transformou a forma de produzir e consumir conteúdo. O mundo digital oferece inúmeras possibilidades de formatos para empresas divulgarem novos produtos e serviços, criarem uma relação orgânica com o seu público e alcançarem novos clientes.

Para isso, é essencial ter boas estratégias de conteúdo, o que requer reconhecer a linguagem, os formatos e os horários preferidos do seu público. Manter uma comunicação dinâmica, atenta às percepções do público e aberta para feedbacks. 

A ideia de que basta uma imagem estática em seu commerce para apresentar seus produtos ficou para trás e é necessário realizar um monitoramento constante dessas redes para ficar por dentro das principais novidades, repercussões e tendências.

Dados da Globalwebindex de 2019 apontam que nada menos do que 54% dos usuários de redes sociais as utilizam para buscar e comprar produtos. Cada vez mais, essas redes se tornam uma etapa obrigatória do processo de compra, o que obriga empresas de todos os setores a criarem boas estratégias de conteúdo para aumentar a clientela e se consolidar. Confira as principais tendências para 2022!

Tik Tok

Essa rede aumentou ainda mais a sua popularidade em escala global desde o início da pandemia. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e tendo o Brasil como segundo maior público ativo na rede social, segundo dados de uma pesquisa da Statista, essa rede se tornou um fenômeno de audiência nos últimos dois anos.

O Tik Tok é uma rede social em que os usuários cadastrados podem publicar vídeos de até 3 minutos de duração. Nada menos do que 3 bilhões de downloads de vídeos são feitos nessa plataforma a cada dia. O conteúdo para o TikTok deve ser dinâmico, leve e com um tom engraçado, o que exige boas estratégias de storytelling e roteirização de vídeos. 

Outra dica importante é ficar por dentro das tendências de músicas e vídeos para ter maior repertório durante a criação de vídeos e, assim, aumentar as chances de visualização do seu conteúdo..

Instagram

Essa é a rede social que mais cresceu nos últimos anos, especialmente no mundo corporativo. Nessa rede, as fotos tem um poder central e é possível inovar mostrando os bastidores da empresa e dos seus producessos produtivos.

A ideia do Instagram é transmitir a sensação de intimidade e consolidar o relacionamento com os clientes. Os influenciadores digitais têm destaque especial nessa rede, por isso, fique por dentro do que os que mais se relacionam com o seu segmento estão fazendo e busque possíveis parcerias para impulsionar as suas vendas.

Além disso, como em toda rede social, no Instagram é fundamental interagir com o público: responda perguntas e comentários em geral, inclusive as críticas. Nesta rede social, você pode fazer lives para aumentar o engajamento com o público, divulgar novidades no seu segmento e os diferenciais da sua empresa, aumentando o repertório do público (e o seu desejo de comprar).

Youtube

O Youtube continua sendo o canal mais acessado de vídeo no mundo digital. Mas a tendência para 2022 é a criação de vídeos mais curtos, visando aumentar a interação com o público. 

Muitos influenciadores digitais têm apostado em dividir vídeos grandes (de até uma hora) em outros menores – isso potencializa o número de visualizações e pode aumentar o compartilhamento. 

Conteúdos audiovisuais em landing pages aumentam as taxas de conversão em até 80%, por isso, é importante manter o canal da empresa atualizado no Youtube e utilizar esse recurso para poupar tempo dos clientes na hora de acessar o ecommerce.

No Youtube, também é estratégico usar as ferramentas do Google (como o Google Ads), que servem para dar mais visibilidade de empresas na Internet. É fundamental otimizar os vídeos para buscar através de técnicas SEO. 

A STILINGUE é uma plataforma digital de social listening que coleta as percepções e sentimentos do público em diferentes ambientes digitais, como as redes sociais, sites especializados, fóruns, email, webchat, entre outros. Acesse o nosso site e veja por que, com a STILINGUE, a sua marca pode construir as melhores estratégias de conteúdo para impulsionar vendas e aumentar o engajamento do público nas redes!

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