Drops do mercado | Junho 2020

Com a chegada da crise do COVID-19 no Brasil notamos a mudança nas prioridades do brasileiros e uma delas é a compra de seguro de vida, automóvel e residencial.
O que pudemos observar das publicações nas mídias sociais?

Em ordem de importância, o seguro de vida concentra mais publicações ao longo dos últimos três meses, com 76%, seguido por automóvel, 17% e 7% residencial.

Seguro de vida

Termo: Seguro de vida | Período: 01/03 a 31/05/20
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

O seguro de vida apresentou crescimento em abril 20% contra março devido as menções relacionadas ao COVID-19 pois a população está comentando que muitos seguros não possuem cobertura em caso de pandemia, portanto a família fica sem receber o auxílio.

Por outro lado menções que possuem relação seguro de vida faz parte do pacote de benefícios ofertados pela empresa, como podemos observar que também oferecem assistência médica e vale transporte.

Seguro de automóvel

Termo: Seguro de automóvel | Período: 01/03 a 31/05/20
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

As publicações de seguro de automóvel teve um redução de 21% em abril contra março e continuou em queda de 4% em maio contra o mês de abril.

Podemos observar que temos comentários que englobam mais o lado do fornecedor, como receber cotações, falar com um corretor e que ter seguro é comodidade e uma marca que aparece dentre as publicações é a Porto Seguro.

Os principais canais que abordam o tema: Twitter 52%, Facebook 28% e Reclame Aqui com 8%.

Seguro residencial

Termo: Seguro residencial | Período: 01/03 a 31/05/20
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

O seguro residencial também teve queda nas publicações em abril de 16% e continuou em queda de 13% em maio, indicando a baixa no interesse do serviço.
Temos publicações que mencionam os benefícios e as comodidades contra imprevistos como chaveiro e outros serviços dentro de casa.

E a empresa Porto Seguro novamente aparece dentre as publicações que promoveu a Mega Week, 11 a 15 de maio, voltada para o seguro residencial em que os corretores puderam oferecer condições diferenciadas para novas apólices e também para renovações de concorrentes.

Apesar do canal com maior representatividade ser o Twitter com 38%, o Reclame Aqui também teve importância com 32% dos comentários.
A partir do gráfico identificamos que houve cobrança indevida do cartão das lojas Riachuelo que considerou o seguro residencial como uma opção mas sem o consentimento do cliente.

Considerações: Com a constante mudanças do cenário econômico do brasileiro é importante estar próximo do seu cliente para manutenção da receita assim como entender o que motiva a aquisição do serviço.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

Escreva um comentário