Drops do mercado | Novembro 2020

Com a proximidade da data mais esperada pelos consumidores, a Black Friday, vemos que qualquer forma de desconto é procurada pelos brasileiros.

Segundo pesquisa do Google o volume de buscas por cupom é 35 vezes maior que por cashback, porém o interesse por termos relacionados a cashback cresce em ritmo mais acelerado (74% ano a ano) do que o por cupom (+30% ano a ano).

Na STILINGUE também conseguimos identificar o crescimento do termo cashback.

Gráfico Evolução no tempo do War-Room STILINGUE | Cashback

Reparem na tendência de crescimento das publicações envolvendo o termo, mês a mês.

Quando comparamos o últimos três meses contra o ano passado o termo é publicado três vezes mais podendo indicar que os brasileiros estão cada vez mais a procura e marcas divulgando o benefício.

O perfil que mais publica sobre são os homens 46% seguido das mulheres 31% e não tão distante as marcas com 23%.

A seguir podemos ver as marcas dentro do universo de finanças que possuem mais afinidade com o termo.

Os postos de gasolina Petrobras estão oferecendo cashback ao usar o aplicativo da Ame e o Ipiranga ao utilizar o aplicativo próprio, além do PagBank também apresentar parceria com a Shell.

A Travelex Confidence oferece cashback no cartão pré pago na compra de dólares ou euros.

O Banco Inter e Original oferecem o benefício ao utilizar o cartão onde os pontos valem dinheiro.

O que podemos ver nas publicações sobre cashback?

Gráfico Termos Correlacionados do War – Room STILINGUE

No âmbito dos aplicativos da PicPay e Recarga Pay são as plataformas que os consumidores utilizam para os pagamentos e compras em sites com o objetivo de obterem o seu dinheiro de volta, como vemos a relação com os códigos para desconto.

No caso da PicPay podemos encontrar problemas que os consumidores enfrentaram durante o uso, como é o caso de não receber o dinheiro de volta para pagamentos do boleto.

E para a Recarga Pay está relacionado ao desconto para a compra de livros como vemos o desconto de 10 reais ao utilizar o aplicativo.

No universo dos varejistas, a Magazine Luiza recebe reclamações dos consumidores ao alegarem que não receberam o desconto conforme prometeu e ainda relatam a demora em receber o dinheiro.

Entre Amazon, Submarino e Americanas os consumidores discutem para escolherem a melhor opção de cashback ao comprar no website ou aplicativo.

E por fim o Banco BMG realizando parceria com as torcidas do Corinthians e Atlético Mineiro para realizarem cadastro da conta do banco que inclui o benefício do cashback.

Considerações

A partir da análise é possível encontrar que os consumidores discutem as melhores opções de cashback entre os varejistas o que pode ser uma oportunidade para as marcas engajarem e oferecerem o mais informações sobre o benefício.

Além de capturar os problemas enfrentados pelos consumidores que eventualmente podem gerar uma crise para a marca se o problema não for resolvido a tempo.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

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