As notícias de economia que encontramos nos grandes portais já reforçam: o ano começou. Matérias sobre índices de endividamento dos brasileiros, sobre auxílio emergencial, sobre possíveis paralisações de funcionários de bancos, sobre dicas de investimentos e ações na Bolsa, sobre cálculos para aposentadoria.

Nas redes, o cenário é congruente: mais de 1 milhão de publicações de internautas comentaram sobre o segmento. De fintechs a métodos de pagamento: saiba o que recebeu atenção dos brasileiros neste começo de 2021.

Temáticas de destaque

Se por um lado, o assunto mais comentado pelos internautas em janeiro foi o PIX, por outro, Open Banking se mantém como uma das temáticas de pouca reflexão digital.

PIX foi mencionada diretamente em 29% dos conteúdos analisados. A facilidade e agilidade que o método trouxe para os brasileiros estimulou a criação de brincadeiras e memes com o termo nas redes.

Open Banking trouxe menos de 300 menções e foi abordada, majoritariamente, por formadores de opinião da imprensa e instituições financeiras, tais como Valor Econômico, Época Negócios, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Santander Brasil e Banco do Brasil.

A discussão neste caso ainda é informativa e os perfis passam pelas mudanças promovidas, benefícios e impactos.

Quem são os perfis influentes

Imagem 1: Gráfico de Ranking AAA de Influência do War-Room STILINGUE

Superando nomes consolidados do universo de influência digital, neste primeiro mês de 2021, destaque para o canal no Youtube João Financeira, que assumiu a primeira colocação no Ranking AAA da STILINGUE.

Focado no público aposentado, João Financeira compartilha, principalmente, dicas, notícias e novidades sobre INSS.

O segundo lugar no ranking é ocupado por Me Poupe!, de Nathalia Arcuri. E o terceiro, pelo canal do jornalista Claudio Lessa.

As 3 marcas mais citadas em janeiro

Em janeiro, o top 3 marcas mais mencionadas pelos internautas nas redes foram:

  1. Nubank

Mensagens mais comuns ligadas ao Nubank destacaram: (a) recebimento de novo aporte financeiro e (b) elogios de clientes comemorando a facilidade para aumentar limite do cartão de crédito. 

  1. PicPay

Patrocinador do Big Brother Brasil, comentários sobre as campanhas da marca no reality são frequentes e estimulam internautas a discorrerem sobre suas próprias experiências com o aplicativo.

  1. Itaú

Parte da repercussão ligada à marca se deu à notícia de redução acionária na PETZ e a menções ligadas ao movimento Sleeping Giants. Memes e brincadeiras utilizando slogan da marca são comuns entre usuários.

Quando falam

Imagem 2: Gráfico de QUANDO estão falando do War-Room STILINGUE

Percebe-se que comportamento dos usuários em relação aos horários e dias com mais referências ao segmento financeiro permanece semelhante ao do ano passado.

O horário de maior fluxo é das 11h à 13h. Enquanto o dia da semana de menos volumetria é o domingo.

Autor

Camila Harumi é formada em jornalismo e está no mercado de comunicação digital desde 2013. Traz experiências com gestão e capacitação de equipes, e já atuou como BI, CM, redatora e com Social Listening, principalmente em gestão e prevenção de crise de imagem. Participou também de projetos como eleições presidenciais 2014 e Olimpíadas.

Escreva um comentário