Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 2021 começa com a expectativa de crescimento de vendas no varejo com percentual de 3,9%.

Se 2020 foi o ano de reinvenção do comércio e necessidade de aprendizados mais ágeis e consistentes, 2021, ainda com isolamento social, traz a consolidação destes resultados e possibilidade de crescimento.

Nas redes sociais, o cenário é semelhante. Comparando dados obtidos em janeiro de 2020 e 2021, nota-se um aumento de 24,7% no volume de menções relacionadas ao segmento de varejo.

Entenda este cenário digital e principais destaques para a indústria.

Temas mais mencionados

Neste primeiro mês de 2021, os temas mais citados em redes revelam um cenário muito claro: a busca por descontos no ato da compra.

  • Cupom (26,0%)
  • Promoção (18,3%)
  • Frete (6,0%)

Cupons aplicáveis em compras online e promoções gerais juntas representam 44,3% dos conteúdos totais do período.

Reflexo da pandemia, o tema Frete sobe 6 posições, se tornando o terceiro assunto mais citado em 2021.

Destaque também para o aparecimento do termo “supermercado” ligado à frete, revelando uma mudança gradual comportamental dos brasileiros, assumindo compras de mercado também na modalidade online, via e-commerces ou aplicativos.

Produtos mais citados

Entre os comparativos apresentados neste post, a lista de 3 produtos mais mencionados pelos internautas foi a que sofreu mais variações, quando confrontado o primeiro mês de 2020 versus 2021.

Enquanto no ano passado, o ranking revelava:

  • Maquiagem (7,1%)
  • Verduras e vegetais (3,2%)
  • TV (1,7%)

Neste ano, os principais interesses dos usuários indicam:

  • Livro (8,3%): destaque para menções ao dispositivo “Kindle” e ao programa “Kindle Unlimited”, apontados como disponibilizadores de “excelentes descontos”
  • Maquiagem (6,2%): destaque para “batons”, “bronzeadores” e “blushs”
  • Casa e Decoração (1,9%): destaque para menções a “sofá”, “mesa”, “cama” e “cadeira”

Marcas mais lembradas pelos internautas

  1. Amazon (29,1%): com menções às categorias de Livros e Maquiagens. Amazon também é a marca com mais elogios coletados no período.
  2. Supermercados Guanabara (21,3%): Cupons, Promoções e Delivery são respectivamente as temáticas mais vinculadas à marca.
  3. Magalu (10,4%): Tempo de entrega é o fator mais comumente elogiado pelos usuários. Enquanto, reflexões sobre vendas mencionam as categorias Celular, Notebook e Casa & Decoração.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.