De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box, 53% dos consumidores pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, enquanto que no ano anterior, 47% das pessoas tinham a intenção de comprar.
Dados Gerais
Analisando via Stilingue, foi possível coletar 206 mil publicações sobre a data comemorativa do dia 12 de junho, já no ano de 2020, a quantidade de publicações foi de 174 mil, 18% menos relevante nas redes sociais.
Além disso, foi notável o aumento dos assuntos nas redes como é visto na imagem acima, o crescimento do volume entre a primeira quinzena e segunda quinzena foi de mais de 100 mil publicações.
As mulheres seguem como o público mais ativo, representando 68% do volume total; enquanto os homens 29%. Já os canais mais utilizados foram o Twitter (86%) e o Instagram (7%).
Marcas publicadoras
As marcas que mais publicaram sobre esse assunto nos últimos 30 dias foram:
O foco de 2021 por enquanto foi em varejos e calçados, porém no ano de 2020 marcas o destaque se deu para empreendimentos com apelo local, onde foi utilizado um estudo de duelos realizado no ano passado com foco no Dia dos Namorados.
O que os internautas estão comentando?
Os solteiros (20 mil publicações) compartilham com os internautas que mais um ano passariam a data sem um namorado(a). Assim como outras datas comemorativas foram lembradas pelos internautas com ironia, que passaram ano novo e carnaval namorando e Dia dos Namorados solteiro e também há pessoas que compartilharam a preferência pela Festa Junina.
O termo “horas” foi mencionado em diferentes situações, como por empresas que compartilharam o tempo de entrega, em contrapartida os solteiros compartilharam o plano de desativar as redes sociais por algumas horas para não acompanhar a data dos casais.
Foi também mencionado que mesmo o Dia dos Namorados não ter chegado ainda, há alguns casais que já trocaram presentes, pela ansiedade.
Sobre os presentes comentados pelo público estava dentro das categorias de jóias e semijóias, moda e jantares.
- Moda
O setor fashion juntou quase 3 mil publicações no período. As lojas de moda e calçados compartilhadas pelo público foram a C & A, Riachuelo e Centauro. Sendo os principais produtos mais buscados:
- lingerie (9,85%)
- roupa (6,99%)
- blusa (2,76%)
- tênis (2,73%)
- bota (1,66%)
- Beleza e Maquiagem
A categoria de beleza e maquiagem coletou um pouco mais de 1.2 mil publicações. As marcas mencionadas pelos internautas foram a Boticário, Natura, Eudora. Onde os produtos queridinhos foram:
- perfumes (7,40%)
- maquiagens (4,15%)
- caixas e kits (2,04%)
- Alimentos
A categoria de alimentação coletou por sua vez 3,6 mil publicações. Quando focado em alimentos, os mencionados pelos internautas foram cestas, chocolates e brigadeiros e churrasco. Também foi comentado sobre receitas para jantares românticos e sobre passar a data comemorativa em casa. Não foram identificadas as marcas relacionadas ao conteúdo.
- chocolates (29%)
- cestas (24%)
- churrasco (24%)
Influenciadores
Filtrando pelas publicações dos perfis com mais seguidores, foi possível identificar a atriz Marina Ruy Barbosa (36 milhões de seguidores) em posts sobre perfumes da Yves Saint Laurent e joias da Vivara , o cantor Lucas Lucco (13 milhões) em um publicação em jóias da Rommanel e a apresentadora Ana Hickmann (6 milhões) publicando sobre acessórios.
Já as responsáveis pelas publicações mais quentes sobre o dia dos namorados, foi a influenciadora Jade Picon (12 milhões) em uma foto com o namorado João Guilherme, falando sobre a loja de roupas e acessórios Approve. Seguida da Marina Ruy Barbosa e sua publicação sobre perfumes e do maquiador Luccas Rodrigues (2 milhões de seguidores)Importante salientar a oportunidade que os influenciadores variam de idade, status de relacionamento e de target.
Preços e atendimento: o que os consumidores estão falando?
Por fim, ainda considerando o que só os internautas comentam, desconsiderando blogs, portais e organizações, foram encontrados 5% de publicações sobre preços e atendimentos.
Sobre os preços, os consumidores compartilham a falta de dinheiro para comprar presentes, o aumento do preço dos produtos durante a data e há alguns comentários sobre economizar dinheiro para aqueles que não estão em um relacionamento.
Em contrapartida, quando se fala de preços baixos, os consumidores comentam sobre promoções, combos e descontos nas lojas e nos produtos. Além disso, as promoções foram comemoradas pelos solteiros que poderão se auto presentear.
Por último, sobre o atendimento foi compartilhado os e-mails sobre a data e alguns internautas ficaram insatisfeitos por serem solteiros, também foi encontrado o whatsapp como meio de venda das encomendas
Considerações
Neste Dia dos Namorados, considerando o momento de pandemia, as marcas podem observar o que os consumidores estão falando sobre preços, insatisfações e intenções de compra para seus respectivos companheiros. Além disso, pode ser interessante observar as marcas mais bem posicionadas e lembradas pelos internautas neste período e identificar o que está dando certo ou errado.