Você sabe como a visão computacional pode fortalecer ainda mais suas estratégias de marketing? 

A visão computacional faz parte da Inteligência Artificial. É a ciência e tecnologia das máquinas que enxergam. Existem diferentes aplicações dentro de visão computacional: reconhecimento, detecção de movimento, restauração de imagens e o reconhecimento de caracteres. 

A visão humana é algo complexo e que envolve diferentes processos despertados a partir deste sentido. Fica difícil imaginar como softwares podem simular uma das experiências mais ricas de seres biológicos. 

Estima-se que todos os dias, mais 300 milhões de imagens são postadas no Facebook, adicione-se a isso o Instagram que sozinho é responsável por 55,140 fotos compartilhadas por minuto.

Nós somos atraídos naturalmente por conteúdos visuais, seja por preferência ou por ser mais atraente, o fato é que o nosso cérebro processa e absorve muito mais rápido informações visuais.

O STILINGUE Eyes é a revolução da Inteligência Artificial para coleta de textos em imagens. A tecnologia traz ainda mais insights com a amplitude de publicações que não são interpretadas por Processamento de Linguagem Natural padrão.  

Em média 8% das publicações das redes sociais são imagens e aproximadamente  60% das imagens coletadas pela STILINGUE, contém algum texto na imagem, que são extraídas e o texto enriquecido, gerando novos termos e narrativas que podem ser exploradas pela ferramenta.

Existem muitas maneiras de explorar a Visão Computacional nas estratégias de marketing. Listamos algumas delas:

  1. Identificar influenciadores

A partir de textos extraídos na imagem é possível captar momentos e publicações espontâneas de formadores de opinião que não são mapeadas em sua estratégia.

Além de identificar micro influenciadores e assim conquistar uma parcela fiel de lovers para sua marca que não engaja com conteúdos comerciais muito comuns em perfis de grandes influencers. 

2. Acompanhar patrocínio e ativações

Muitas marcas investem pesado em participações em eventos esportivos, festivais e muitas outras grandes ações que impactam diretamente no branding e na construção de identidade da marca com o público.

Medir a visibilidade destes investimentos a partir de exposição nas redes sociais e mídias e até mesmo identificar o perfil da audiência que interage com essas imagens podem abrir caminhos para explorar outras ativações e ainda trazer insights para campanhas com apelo on-off.

3. Mitigar crises

Quantas crises começam com o compartilhamento de print de tweets em diversas redes sociais? 

Através da visão computacional, com o reconhecimento de texto nas imagens esse conteúdo não passa despercebido. O tom da crítica, horário e até mesmo o perfil que iniciou o movimento pode ser identificado em real time

  1. Ofertas e tabloides

Quantas ofertas são anunciadas nas redes sociais e eventualmente não são monitoradas por estarem em formato de tabloides?

A identificação de concorrentes, práticas de comercialização, precificação e posicionamento da marca podem conter grandes insights para eventuais negociações dos times de Trade Marketing e comercial.

  1. Seu público, sua voz

Interagir com seu público no tom certo, usando memes que viralizam e que tenham relação com a sua marca podem ser um marco importante para aproximar a marca com seus lovers e criar uma brand persona engajada nas redes sociais. 

Sua marca além de participar ativamente nas redes sociais ainda pode ser um case de sucesso de interações em redes sociais. 

  1. Reconhecer embaixadores internos

Employer branding nunca esteve tão em alta e o número de colaboradores que compartilham em redes sociais o orgulho em fazer parte da sua marca pode ser também monitorado.

O time de endomarketing e comunicação corporativa pode entender a narrativa de campanhas internas e o impacto dessas publicações nas redes sociais. 

Eventualmente pode ajudar a mitigar crises que envolvam denúncias para providências imediatas. 

A Inteligência Artificial é o ponto de partida para construir relações mais próximas e humanas, ajudar a construir um discurso de vendas, melhorar a experiência do cliente e interagir de maneira assertiva e adequada na hora certa. 

Um novo mundo de possibilidades se abre! Além de ouvir o que o seu público fala, está na hora de enxergar também o que eles publicam.