Drops do mercado | Junho 2020
Nesta quarta feira, dia 17 de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu cortar a taxa em mais 0,75 ponto percentual, para 2,25% ao ano, configurando como a menor taxa básica de juros da história.
E como foi a repercussão?
No período de 7 dias, o dia da reunião representou 41% das publicações onde o Twitter foi o canal com maior importância, 79% seguido do Facebook 16% e Youtube com 4%.
O gênero publicador está muito mais concentrado em homens do que mulheres, 72% e 19% respectivamente e o restantes 9%, nas organizações.
Podemos observar que começam a questionamento se vale a pena manter o investimento atrelado a taxa básica de juros e também como fica a reserva de emergência, para onde vai o preço do dólar e qual o futuro da inflação?
Ainda podemos encontrar comparações entre os tipos de investimentos de renda fixa, como por exemplo, poupança e CDI já que o tipo de investimento não está mais superando a inflação. Portanto, o que estão comentando sobre os tipos de investimento de renda fixa e variável?
Renda Fixa
Como vimos a renda fixa não é uma boa opção para médio e longo prazo e as publicações não são tão animadoras assim, até manter o dinheiro embaixo do colchão é uma opção melhor.
Mas também podemos ver que pode ocorrer uma possível fuga de investimento para a bola de valores, ou seja para o tipo de renda variável, mas é importante ter uma boa avaliação da carteira e tomar uma decisão ponderada sobre o investimento.
Renda Variável
Na renda variável já podemos ver que surgem as lives, com caráter de urgência, para comentar mais sobre os riscos e oportunidades para o tipo de investimento.
Há dicas para começar a investir em Fundos Imobiliários ou em ações na Bolsa de Valores.
Os riscos surgem como uma forma de obter um retorno maior, mas como comentei anteriormente, sempre com cautela.
Considerações: Podemos ver que os investidores estão discutindo qual a carteira de investimento é mais interessante, em linhas gerais, a renda variável requer uma educação financeira mais robusta já que envolve um risco maior do que a renda fixa.
Há uma oportunidade em ensinar os investidores sobre os riscos e criar uma carteira de investimento saudável.