Drops do Mercado | Agosto de 2020

Em comparação com os três primeiros meses de 2020, o aplicativo de distribuição de e-books, Skeelo, registrou um crescimento de 275% no consumo de livros durante o isolamento social.

Mas o que o público fala sobre e-books (livros digitais) na internet? Decidimos então, monitorar o que os internautas estavam falando sobre esse tópico nas redes sociais.

Dados iniciais

Primeiramente, identificamos que o público que se sobrepõe nos canais e discute mais sobre o tópico, são as mulheres (60%).

Seguindo, analisamos que o Twitter foi a principal rede onde as menções foram encontradas, sendo responsável por 56% das publicações.

Gráfico 01:  representatividade nos canais do Radar STILINGUE  e-books
Gráfico 01: representatividade nos canais do Radar STILINGUE

As marcas que tiveram mais adesão sobre o tema nesses três meses foram de diversas vertentes:

Gráfico 02: principais publicadores do Radar STILINGUE e-books
Gráfico 02: principais publicadores do Radar STILINGUE

Com um filtro de data , de Junho a Agosto, percebemos que o termo “e-books” e suas variações possuíam uma volumetria equilibrada.

Porém, no gráfico abaixo é notável dois grande picos de publicações que ocorreram no dia 4 e 20 de agosto, aumentando em 50% o volume diário do termo.

Gráfico 03: evolução no tempo do Radar STILINGUE e-books
Gráfico 03: evolução no tempo do Radar STILINGUE

O primeiro pico se deu devido a divulgações de e-books sobre assuntos diversos como Marketing Digital e Finanças, alguns inclusos em cursos onlines. Além disso, os fãs da Saga Crepúsculo, comentaram sobre o lançamento de Midnight Sun (Sol da Meia Noite), livro criado sobre a famosa história, contada pela visão do vampiro.

O segundo pico tinha como principal assunto a promoção feita pela Amazon (Book Friday), onde vários livros na plataforma estavam com descontos.

Imagens capturadas do Radar STILINGUE
Imagens capturadas do Radar STILINGUE

Livro físico X E-books

Em uma amostra, pesquisando ambos os tipos de leitura, foi possível ver que o termo “Livro Físico” tem um pouco mais de volume do que “e-books”.

Dentre alguns termos, estão: O desejo de compra do internauta (Quero comprar), o eletrônico para leitura digital e formatos de livro ( Kindle, PDF) , pedidos de dicas de livros e gêneros (Dicas, Amor), e por fim o preço (Dinheiro).

Gráfico 04:  termos correlacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 04: termos correlacionados do Radar STILINGUE

Grande parte dos internautas, nesta parte da análise, demonstra o favoritismo pelo livro físico, pois é um modelo que eles já estão acostumados, inclusive uns colecionam e cuidam bastante do livro para que não estrague a curto prazo.

Outros comentam a vontade de ler em ambas as opções, desejando assim mudar o estilo de leitura e criar novos hábitos, intercalando entre livros digitais e livros físicos. Além disso comentam dúvidas de como se adaptar ao novo modelo de leitura de uma forma mais rápida.

Por fim, inevitavelmente, os internautas comentam que o livro digital as vezes tem um menor custo que o livro físico e possuem maior facilidade em comprar e-books.

Imagens capturadas do Radar STILINGUE
Imagens capturadas do Radar STILINGUE

Considerações

É importante entender que há vários tipos de leitores. Sendo assim, cabe as marcas monitorar esses públicos variados para criar estratégias personalizadas para esses grupos de consumidores.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.