O perfil do consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e na disputa por conquistar clientes algumas estratégias são decisivas para reter a fidelidade e dinheiro do comprador. O conceito de urgência mudou, ao efetuar uma compra online a expectativa de receber o produto adquirido é quase que imediata. Quanto mais se compra, maior a necessidade de ter em mãos o produto desejado. 

A partir do contexto pandêmico, com boa parte da população em casa, os consumidores surgem com novas demandas e pressionam o mercado varejista por um basta em prazos de entrega de dias, semanas e até meses. Neste novo cenário, quem garante a entrega em até 24 horas realiza mais que uma venda, mas sai na frente ganhando espaço no mercado.

O mercado online provou ser o formato de compras que melhor atende o atual perfil de consumidor brasileiro. Os dados de 18,5% extraídos da pesquisa do índice de vendas online, realizada pelo MCC – ENET, destacam que os internautas realizaram ao menos uma compra online neste ano.  A métrica que avalia os sete primeiros meses de 2021 revela um crescimento de 15,76% no mercado se comparado ao mesmo período do ano anterior. No índice, há alta de 24,35% no faturamento pela internet, somente em território nacional, revelando, ainda, crescimento em 2,71%, entre junho e julho. 

Com essa performance, o Brasil segue líder em compras online na América Latina e ocupa o terceiro lugar em escala global. No universo das compras online, há menos burocracia e mais vantagens no carrinhos de compras como, praticidade, melhores preços e a quente estratégia que assumiu a crescente tendência: entregas no mesmo dia.

O número de lojas online no Brasil cresceu em 22,05% comparado ao ano de 2020, somando mais de 1,59 milhão. O e-commerce tem se mostrado atento às tendências de consumo, mas é nítido que ainda há muito espaço a ser conquistado e dinheiro a ser ganho. 

Utilizamos o Radar Stilingue para observarmos o que tem sido dito sobre a nova prática, as marcas que entraram na disputa e a percepção do cliente diante das novas possibilidades de entrega. O assunto passou por evoluções nos últimos 360 dias, onde foi possível analisar mais de 34 mil publicações da nossa base. 

Imagem 1: Gráfico de Evolução no Tempo do Radar STILINGUE

De acordo com o gráfico, é possível identificar a efervescência do assunto neste ano. Os picos em destaque, entre os meses de fevereiro e março, trazem à luz outro merchan orgânico que as empresas que oferecem entregas no modo full e express recebem dos canais,no Youtube, que fazem reviews de produtos. Os vlogueiros ( personalidades que produzem conteúdo midiático sobre algum assunto e,ou produto a partir de sua experiência, com  intuito informativo), indicam os sites para compra e elencam como diferencial a entrega no mesmo dia.

O público interessado em tecnologia, assim como o mercado financeiro, estão de olho nessa expansão e dentre os principais publicadores temos a Money Times, Tecnoblog, o vlogueiro Math Terê e a Mercado Livre abordando o tema do envio rápido.

Imagem 2: Gráfico de Principais publicadores do Radar STILINGUE

De olho nessa mina em potencial, as empresas têm encarado uma disputa pela conquista do cliente. Dessa vez, o diferencial está no sucesso da entrega rápida, que promete destaque no mercado para o mais rápido. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), somente para o comércio eletrônico, há expectativa de R$314,8 bilhões em 2024 em faturamento. Diante dessa excitação varejista a corrida pela fonte do capital está acirrada e para vencer há um caminho: entregas rápidas.


O público está atento às ofertas na indústria de entregas e têm se expressado pelas redes sociais. O Twitter é a rede social predileta para o consumidor manifestar sua torcida, com 55% de representatividade na internet, com mais de 18 mil interações coletadas. Outra plataforma preferida pelos consumidores é Youtube 19%, com 6.566 publicações coletadas, seguido por portais 18% com 6.110 publicações. 

Afinal, a espera deixa o prazo de sete, cinco, quatro dias e o cliente, em regiões metropolitanas, passa a receber sua encomenda em horas. Dentre as empresas que se destacam pela entrega mais rápida do Brasil, subiram ao ranking Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino.

Veja o que têm sido dito:

Nesse território, respeitando prazos, não sobra espaço para insatisfação, os dois lados da moeda saem contentes. Nossa pesquisa identificou alto índice sentimentalização positiva para termos como, Same Day Delivery, entrega no mesmo dia e entrega rápida. Além disso, foi possível identificar que as publicações envoltas pelo sentimento negativo tendem a ser resultado de atrasos, ou seja, o desumprimento de empresas para com a expectativa gerada no cliente de receber sua encomenda de forma rápida como prometido. 

Imagem 3: Gráfico de Sentimento Relacionados do Radar STILINGUE

Dentre os assuntos que se relacionam com a pesquisa,  destacam-se termos como, entrega rápida, full, express e e-commerce. Sendo que preço, tempo e promoção sobressaem como relevância para os consumidores, ressaltando a importância em manter a eficiência do processo, garantindo que o que foi prometido será entregue, sem uma cobrança a parte pelo serviço prestado.

Imagem 4: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Nessa disputa, também há terreno para médias e pequenas empresas que podem se beneficiar da tendência. O domínio do mercado regional é uma estratégia de crescimento e notoriedade. Para isso, especialistas recomendam entregas por meios como bicicletas, tornando o delivery um diferencial competitivo para negócios menores, mas que almejam um lugar de competitividade no mercado.

Considerações

Para crescer e fidelizar clientes vale se atentar aos prazos mais competitivos. A comodidade tem um valor para o cliente e vai pesar na decisão pela loja de sua preferência, no momento de fechar sua compra. Após a pandemia, a entrega no mesmo dia se tornou um critério decisivo para o cliente.

Para esta análise, utilizamos o Radar da STILINGUE. Se você se interessou e quer mais informações sobre como utilizá-lo para atingir objetivos de negócio da sua marca, entre em contato com nosso time de especialistas em https://stilingue.com.br/ ou com nosso time de Customer Success.

Autor

Laura Viana é formada em Jornalismo e discente em Letras ambas pela UFOP. Iniciou sua carreira com prestação de serviço tendo a comunicação como meio e objetivo, onde se encontrou com Customer Success em 2020. Apaixonada por trabalho que tem como foco pessoas, afinal tenho como crença que por traz dos algoritmos e das ferramentas que revolucionam e tornam nosso cotidiano prático existem pessoas que merecem nossa total atenção e foco. Sou apaixonada por ler, já produzi um livro de crônicas e aos finais de semana e feriados gosto de uma aventura que envolva natureza e pouca bagagem como, trilhas e acampamentos.

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