Esse artigo tem o objetivo de entender o segmento de viagens no Brasil. Por isso, também queremos analisar o público que tem interesse por esse tipo de serviço, principalmente em épocas de férias e feriados. Ou seja, a viagens de fim de ano. Sendo assim, a análise trouxe a relevância dos feriados de Natal e Ano Novo para a categoria, a fim de compreender quais são os objetivos e companhias para essas viagens.
Visão geral sobre as viagens de fim de ano
A pesquisa encontrou 91,6 mil publicações, no período de 2 a 19 de dezembro, que vieram de 51 mil usuários – média de 2 publicações por usuário. Sendo assim, encontramos nas mulheres o público mais engajado em viajar com os amigos no Ano Novo ou com a família no Natal.
Além disso, a maior parte de comentários é positiva e representa aqueles que desejam viajar e estão em busca das melhores acomodações e passagens, para aproveitar as festas de final de ano e o verão no litoral brasileiro.
Tendo em vista essas informações, o relatório foi estruturado em três vertentes:
- Natal;
- Ano Novo – onde apontamos os principais comportamentos dos usuários;
- Marcas (falando um pouco da estratégia de comunicação dos perfis organizacionais neste período).
NATAL
Em relação às viagens de fim de ano no Natal, foram encontradas 27,6 mil publicações (30% do total do estudo), sendo de 17,3 mil usuários. Dessa forma, a média de depoimentos por pessoa é de 2 publicações por usuário.
Distribuição por canais:
O Twitter (89%) foi a rede que o público usou para expressar os seus desejos de viagens e compartilhar a vontade de ter o passeio como presente de Natal. Abaixo, vemos os termos relacionados, específicos dessa rede:
Distribuição por sentimentos:
Portanto, entre os comentários positivos, o público manifestou alegria e entusiasmo para as Férias de Natal e pela possibilidade de viajar para encontrar os seus familiares. Logo, as menções por viagens sem intenções de compra ou impressão de desejos formaram a parcela de comentários neutros. No entanto, nos comentários negativos foram encontrados comentários de quem não poderá passar o Natal com seus familiares, por ter que trabalhar durante o período ou por falta de dinheiro para viajar.
Distribuição por gênero:
Interesses do público feminino:
Já o público feminino foi o que mais engajou sobre as viagens de fim de ano natalinas. Além disso, percebemos que essas mulheres têm também interesse por artes e entretenimento. Por isso, essa é uma oportunidade para empresas que vendem pacotes de viagem incluírem esse tipo de atividade nos roteiros de passeios. Além disso, elas também gostam de acompanhar as tendências de moda e estilo.
Distribuição por temas:
Como o Natal também é um feriado nacional, encontramos esse tema no topo da pesquisa. Depois, o segundo tema mais mencionado mostra o desejo do público em viajar pelo território brasileiro. Sendo assim, isso está ligado às procuras por opções de acomodações e passagens aéreas.
Distribuição por termos:
As pessoas que falam de Natal também abordam o Ano Novo, uma vez que é alta a expectativa para a chegada de 2020. Além disso, sobre as viagens natalinas, o público pretende manter a tradição e passar a data na casa de seus familiares.
Distribuição por hashtags:
Também, foi percebido através da presença das hashtags paideautista e maedeautista que os pais de crianças autistas têm preocupação com o local que irão se hospedar com seus filhos, já que estes necessitam de cuidados especiais. As pessoas que têm férias prolongadas querem viajar para a praia durante o Natal e assim aproveitar as férias e o verão.
Termos correlacionados:
Ao analisar o gráfico de Termos Correlacionados evidencia-se que as marcas estão presenteando os consumidores com cupons de viagens. Sendo assim, encontramos divulgação dos descontos da 99 de natal, Hotel Urbano e ofertas do Buser.
Concluindo, as conversas desse gráfico ensejam o que observamos nos gráficos anteriores: o público está ansioso para viajar com os amigos no Ano Novo durante as “Férias de Natal”. Aliás, tem gente já pensando no Carnaval e se planejando para poder comemorar mais essa data. Logo, praia é o destino mais desejado para poder passar os dois feriados.
Portanto, uma viagem de Natal é o presente desejado por aqueles que pedem por esse mimo para seus familiares e amigos.
ANO NOVO
A partir da Black Friday, os usuários intensificaram a procura por viagens de fim de ano para o Ano Novo. Portanto, a expectativa é de encontrar promoções que façam os seus passeios para o litoral viáveis.
Foram encontradas 56,4 mil publicações (70% do total do estudo), sendo de 29,2 mil usuários. Assim, a média de depoimentos por pessoa é de 2 publicações por usuário.
Distribuição por canais:
Como esperado, o Twitter (68%) foi usado pelos internautas para relatar suas vontades de viagens e comparar preços e destinos. Depois, o canal foi seguido pelas postagens e comentários do Youtube, visto que é no veículo que os influenciadores divulgam seus passeios e recebem o apoio de seus seguidores.
Distribuição por sentimentos:
Dessa forma, o clima festivo da época também se espelha nos sentimentos das menções, onde a predominância é de positivas e neutras. Entre as positivas (58%), encontramos desejo de compra e comemorações de quem conseguiu garantir seus passeios para comemorar 2020. Além disso, investigando as neutras (31%), encontramos viagens de famosos, dicas de influenciadores e veículos de comunicação. Já nas negativas (11%), encontramos lamentações dos preços altos de quem não vai conseguir viajar na virada do ano com os amigos ou familiares.
Distribuição por gênero:
Interesses do público feminino:
O público feminino é predominante dentro da pauta viagens de fim de ano. Portanto, um caminho para atingi-lo é manter o foco nos seus principais interesses: artes, celebridades e música.
Distribuição por temas:
Sendo assim, percebemos que existe o desejo dos usuários por viajar durante os feriados. Como as viagens são mais curtas, os destinos nacionais são os mais procurados para aproveitar o recesso pós-Natal, principalmente as viagens rápidas para cidades litorâneas.
Por isso, a procura por acomodações é uma das maiores preocupações e a preferência por alugar casas na praia está acima da busca por hotéis, que não tiveram espaço expressivo nas redes sociais.
Para a locomoção, a procura por passagens de avião ainda está em alta, seguida pelas menções de viagens de carro ou moto. Dessa forma, as buscas por assentos de ônibus também fizeram aparição, mas timidamente e sem muita relevância para o cenário.
Termos correlacionados:
Apesar dos usuários demonstrarem muita vontade de viajar no fim do ano, lamentam por não terem dinheiro para isso. Esse fato também explica o porquê o desejo de compra fica acima das compras realizadas em todos os gráficos analisados.
Por isso, a combinação férias e verão instiga a passagem do fim de ano na praia com os amigos (e, em segundo lugar, com a família). Procurando harmonia, muitos usuários fazem a divisão entre passar o Natal com a família e o Ano Novo com amigos.
Durante a segunda semana de dezembro, a procura por casas na praia para passar a virada do ano está aquecida, por isso o litoral do Brasil se destaca como destino. Neste período, existe uma onda cultural de preocupação com temas familiares, principalmente ligados à mãe, como a independência financeira e emocional.
Além disso, vale ressaltar que já começamos a identificar palpites de viagens para o primeiro semestre de 2020 em feriados prolongados, como o Carnaval.
MARCAS
Com o intuito de entender de que maneira as marcas que trabalham no segmento de viagem (foco em acomodação e companhias aéreas), filtramos as conversas que estão em alta no mês de dezembro de modo a evidenciar tendências e insights.
Dessa forma, foram encontradas 3,5 mil publicações (4% do total do estudo) com foco em acomodação e 6,5 mil publicações (7% do total do estudo) com foco em aéreo, totalizando uma soma de de 9,8 mil usuários entre os assuntos, a média de depoimentos por pessoa é de 1 comentário por usuário das redes sociais.
Abaixo mostramos algumas quebras e insights percebidos durante a análise dos resultados. Nosso objetivo aqui foi evidenciar as marcas mais faladas pelos internautas.
Ranking AAA – Infraestrutura
Configurando o filtro da pesquisa para temas relacionados à infraestrutura de viagens, conseguimos identificar entre os 10 influenciadores mais relevantes (alcance, afinidade e atratividade) algumas marcas da categoria, como LATAM Airlines e Melhores Destinos que tiveram campanhas focadas para este período.
Além disso, essa análise mostra também alguns influenciadores e micro influenciadores não corporativos que têm relevância no temas, uma oportunidade de investimento para as outras marcas que não apareceram no ranking (Kaká, Evaristo Costa, Lucas Olioti).
Distribuição por Termos – Infraestrutura
Os termos relacionados à infraestrutura de viagens refletem o buzz da campanha promocional da marca de aviação Azul, gerando cupons de descontos no começo de dezembro. Em oposição, vemos grande volume de menções com os termos genéricos passagem, viagem e passagem de avião.
Logo, podemos inferir que a categoria está movimentada e as companhias aéreas se mantém todas em evidência, porém, não são mencionadas ou se destacam pouco entre si.
Abaixo alguns exemplos de postagens focadas na marca Azul, e de postagens focadas em companhias aéreas no geral:
Além do mais, identificamos também entre as postagens mais relevantes (levando em consideração todas as redes) a presença de muitas menções sobre grávidas viajando e os cuidados/permissões necessárias de acordo com o período da gestação. Este pico aconteceu no dia 20/12 e representa outra oportunidade de ouro para as marcas se posicionarem a respeito do tema.
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Termos correlacionados – Infraestrutura em aviação:
Em termos relacionados, na temática infraestrutura focada em aviação, vemos também forte presença e uma breve aceleração da temática medo de voar. Sendo assim, esta pauta quente é uma oportunidade para as marcas se posicionarem sobre sua segurança e reputação.
Ranking AAA – Infraestrutura em acomodação:
Sobre os serviços de acomodação, encontramos entre os 10 influenciadores mais relevantes no assunto o Hotel Urbano. Além das corporações, identificamos influenciadores e micro influenciadores relevantes para o tema, como o Mundo Sem Fim.
Distribuição por Termos – Infraestrutura em acomodação:
For fim, nos termos mais comentados sobre acomodação em viagens, vemos uma predominância nas conversas sobre casas privativas, seguida por hotéis. Os comentários sobre as acomodações que os usuários reservaram (conversão) ou querem reservar (intenção de compra) para o período de festas de fim de ano formam o principal assunto sobre o tema.
Sobre a análise das viagens de fim de ano
O objetivo do estudo foi identificar principais conversas e comportamentos sobre viagens de fim de ano, ou seja, Natal e Ano Novo de 2019.
Para isso adotamos a seguinte metodologia: o estudo foca no período de 02/12/2019 a 20/12/2019, com um total de 91.608 menções para a amostra e 50.997 usuários únicos. As redes sociais analisadas foram Facebook, Twitter e Instagram, além de blogs, sites de notícias e comentários. As menções são públicas e coletadas via API de cada canal. Para coleta e análise, foi utilizado o War-Room, tecnologia de monitoramento STILINGUE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.