Sabia que, depois de dois anos consecutivos com aumentos, a previsão para este Dia dos Pais é de que as vendas no varejo registrem crescimento abaixo do esperado?

Por isso, mesmo indicando um percentual de apenas 2,1%, o faturamento deve atingir a casa de R$5,6 bilhões. Tais dados são segundo a CNC, isto é, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Logo, apesar de 53% dos brasileiros, segundo o SPC Brasil, sentir que os valores dos presentes estão mais caros do que no ano passado, a maior parte, deve sim, presentear os pais.

Assim, em ambiente digital, o cenário aponta que os principais segmentos procurados serão roupas, seguido por comidas e bebidas e por produções artesanais no estilo de “faça você mesmo”. 

Com isso, mesmo com esse interesse e planejamento, nota-se uma mudança no comportamento dos internautas quando comparado com o Dia das Mães. Isto é, em uma análise confrontando o mesmo período* que antecedeu as duas comemorações, o Dia das Mães mostrou-se significativamente mais forte que o Dia dos Pais, com 3,4 vezes mais menções

PAIS E FILHOS

Assim, seguindo a tradição, roupas foram os principais itens lembrados para comemoração, indicado em 20,3% dos conteúdos. Também há destaque ainda para os clássicos que não saem de moda: camisetas, calça jeans e blusas polo. Além disso, acessórios somam outros 8,05% e sapatos mais 4,77%.

Gráfico 01: Mídias Visuais do WAR-ROOM STILINGUE Dia dos Pais
Imagem 01: Mídias Visuais do WAR-ROOM STILINGUE

Esse ano, versões combinadas de roupas de adultos e de crianças têm ganhado força e agradado diferentes famílias. Portanto, os presentes de dia dos pais podem ser camisetas com frases engraçadas ou que se completam. Também, há bodies de bebês com blusas do mesmo desenho ou até mesmo meias coloridas iguais. 

CHURRASCO E CERVEJA

Juntamente, assuntos relacionados a comidas e bebidas, juntos, representaram o segundo maior segmento identificado, com 19,35%. 

Gráfico 02: Termos Relacionados do WAR-ROOM STILINGUE dia dos pais
Imagem 02: Termos Relacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Portanto, novamente, em um cenário muito semelhante ao encontrado no dia das mães, as longas filas de espera em “restaurantes” com reservas feitas dias antes são trocadas por experiências mais caseiras. Assim, passar o domingo com o “paizão” com direito a “churrasco” com “cerveja” e “chocolate” de sobremesa. Enfim, aquele cardápio que não tem erro!

Mas, se porventura, essas receitas não agradaram, fique de olho nos canais do Tastemade Brasil, Receitas de Pai e Adilson Figueira. Com isso, outras ideias com ingredientes dos mais variados podem te ajudar a escolher o que servir até domingo!

ESPECIALMENTE PARA VOCÊ

Agora, se você quer fugir desses clássicos, nada mais indicado do que os produtos personalizados. tais itens variam de cartões até canecas e almofadas, a mensagem é de “carinho” e homenagem ao “paizão herói” de todos os dias.

VAIDOSOS OU NÃO?

Enquanto isso…

Apesar da veiculação de grandes campanhas publicitárias de marcas de perfumaria e cosméticos, produtos de cuidados pessoais ainda não conseguiram se aproximar efetivamente da data comemorativa.

Sendo assim, pouco se disse sobre cuidados para pele, cabelo, barba e bigode. Ou mesmo ainda sobre cremes, hidratantes e perfumaria. Ao todo, menos de 5% da amostra.

DEIXA COMIGO!

Além de tudo, com o objetivo de agradar diferentes estilos de pais, kits de ferramentas, canivetes e facas também foram citados. Seja para os pais mais aventureiros, seja para os que gostam de uma reforminha. Assim, com um volume também relativamente baixo, inferior a 2%, esses tipos de produtos se igualaram ao volume de menções a automóveis – entre carros e motos.

AJUDINHA EXTRA

Gráfico 03: QUANDO estão falando do WAR-ROOM STILINGUE
Imagem 03: QUANDO estão falando do WAR-ROOM STILINGUE

Aliás, para você que faz parte do grupo dos indecisos ou daqueles que estão deixando para comprar no sábado à noite, a dica extra é ficar ligado entre às 10h e 12h e depois às 17h para se informar de promoções e produtos com descontos anunciados online. 

PRIMEIRA VEZ

Gráfico 04: Termos Relacionados do WAR-ROOM STILINGUE
Imagem 04: Termos Relacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Concluindo, para quem está comemorando a data pela primeira vez. Ou seja, vai um recado aos papais “de primeira viagem”!

Caso ainda restem dúvidas sobre o que é ser pai, sobre acertos e erros…

Fiquem tranquilos e saibam que o mundo fica mais bonito a partir de agora!

Feliz dia dos pais a todos!

*Entre 17/04/2019 – 07/05/2019, e 17/07/2019 – 07/08/2019.