Drops do Mercado | Maio 2020

Ao meio da pandemia, o plano de saúde surge diante das publicações que mencionam o apoio no o uso da hidroxicloroquina como uma forma de não saturar os hospitais privados e há questionamento d a falta de investimento do governo no Sistema Único de Saúde (SUS) 

Gráfico Publicações no tempo | Termo: plano de saúde

Os picos que ocorreram durante março e abril foram devido as mudanças do governo como doação de dinheiro para os planos de saúde e a repercussão da saída do Mandetta. O mês de março concentrou 15% mais volume de publicações que abril.

Os canais que concentram a temática planos de saúde são: Twitter 92%, Facebook 4% e Youtube 2%

Período: 01/03 – 14/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

Circula a informação que os hospitais privados em conjunto com os plano de saúde estão receitando hidroxicloroquina para reduzir os custos. Assim como enviam o remédio para a casa do paciente.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

O plano de saúde Unimed é mencionado dentre os planos que estão distribuindo o remédio

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Diante da pandemia também é possível encontrar pacientes precisando consultar um médico, que não seja para o covid-19, e estão sem suporte do plano.

Publicação coletada no War-Room STILINGUE

Considerações

No canal Twitter circula diversas informações de como os planos de saúde estão atuando diante da pandemia, portanto, escutar e monitorar o que está sendo falado é importante para que a empresa esteja preparada para se posicionar diante dos assegurados  

Diante do distanciamento social é importante oferecer canais de comunicação com o consumidor.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.