O mercado financeiro apresentou movimento no cenário de pandemia.

A bolsa de valores teve queda no início da pandemia porem começa a mostrar uma retomada. A taxa Selic revista novamente pelo Banco Central passando a valer 2%, atingindo mais uma vez uma baixa histórica.

Mas quais são os assuntos que mais geraram conversas nas mídias sociais sobre investimento no último mês?

Investimento

Sobre investimento, quase 11 mil publicações distribuídas entre Renda Fixa e variável.

Distribuição de publicações sobre investimento – War- Room Stilingue. | Período: Últimos 30 dias

Sendo que a Renda Variável possui mais publicações do que a Renda Fixa conforme o acumulado de publicações representada no gráfico.

O principal canal que gerou as conversas foi o Twitter com 63% seguido do Facebook 25%, Youtube 7% e por fim o Twitter com 3%.

Ainda, o perfil que comenta mais são os homens com 60% e as mulheres 38%.

E o que comentam sobre o Renda Variável?

Vemos através do gráfico que as Ações compõem a maior parte das publicações, representando 80% enquanto que o restante envolvem discussão sobre fundos imobiliários.

As publicações consideram dicas de especialista de como investir ao avaliar quais são as melhores empresas para comprar ações, por exemplo, para assim criar um carteira de investimento sudável.

A seguir as publicações que estão compartilhando dicas de investimento onde temos alguns dos principais publicadores sobre a temática.

No caso de Fundos Imobiliários as discussões também giram em torno de dicas e ainda compartilham avaliações se ainda vale a pena investir.

E a Renda Fixa?

A Renda Fixa está bastante relacionadas a taxa Selic, que ganhou notoriedade nesse mês depois de mais uma redução na taxa, para 2% que está atrelada a diversos tipos de investimento fixo.

O Tesouro Direto, com maior importância (40%), o CDB (26%) o CDI (13%) compõem a modalidade de investimento e o restante está concentrado na Poupança (11%), LCI (5) e LCA (4%).

As publicações sobre Poupança estão relacionadas ao saque do Fundo Emergencial da Caixa Econômica Federal.

Ainda, a modalidade é relacionada ao tipo de Reserva de emergência, já que apresenta baixa volatilidade.

Por fim outro meio que estão compartilhando dicas de investimento é o Telegram, além do Youtube e Whatsapp.

Considerações

De forma geral, as Ações que por sua vez são configurados como Renda Variável, são amplamente comentadas por especialistas, principalmente no Youtube e ainda estão diversificando os canais para publicar e-books e materiais com as recomendações. Ainda o teor da mensagem envolve comparações sobre o tipo de investimentos.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.