Drops do mercado | Agosto 2020

Hoje, devido ao Dia Internacional da Cerveja, decidimos analisar o que os internautas estavam falando sobre a tão famosa bebida nas redes sociais.

De acordo com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas houve um crescimento de 38% na venda de bebidas alcoólicas nas distribuidoras e 27% nas lojas de conveniência.

Categoria | Cervejas

Monitorando a categoria nos últimos meses, foi possível identificar que a pauta é muito falada nas redes sociais, inclusive as publicações variam entre 3 a 6 mil por dia.

Gráfico 01: publicações no tempo do War Room STILINGUE

O dia em que houveram os maiores picos foram no sábado (2 de maio e 30 de maio), onde o foco dos comentários foram marcas de cerveja como Brahma Duplo Malte e Skol. Bem como as lives musicais (Jorge e Mateus, Xand Avião e Skank).

O canal mais utilizado pelo público foi o Twitter (96%), sendo o perfil dos publicadores bem equilibrado, onde as mulheres foram responsáveis por 51% e os homens por 49%.

Termos correlacionados

Gráfico 02: Termos Correlacionados do War Room STILINGUE

Em ordem de volumetria, a Brahma teve o maior número de menções entre as marcas. Vindo majoritariamente das publicações sobre as lives, das apresentadoras ex BBB’s, Rafa Kalimann e Gizelly Bicalho, que geraram um buzz com as hashtags, e por fim alguns publicadores que expressaram o favoritismo pela marca.

Publicações coletadas do War Room STILINGUE
Publicações coletadas do War Room STILINGUE

Em seguida, Heineken aparece como a segunda marca mais falada. Dentre as publicações, as pessoas comentaram sobre churrasco e futebol, provavelmente porque a marca é patrocinadora da Champions League, que recentemente voltou ao seu período de atividade.

Publicações coletadas do War Room STILINGUE

Por fim, a Skol não fica muito para trás. A mesma foi lembrada pela sua mesa amarela de bar, com publicações saudosas a happy hours e encontro com os amigos. Além do mais, foi uma marca escolhida para presente de Dia dos Pais.

Principais publicações

Do mesmo modo, as publicações que tiveram mais interações são de artistas com seus posts patrocinados por essas marcas (Brahma e Skol):

Publicações coletadas do War Room STILINGUE

Com a nova tendência de lives, as 3 publicações com mais interação vieram de cantores, relembrando shows e festivais que foram reagendados devido ao isolamento social.

Considerações

Por fim, vale ressaltar que o monitoramento da categoria na qual a sua marca está inserida possibilita a geração de insights e identificação de novas oportunidades. Além de poder observar o que estão falando sobre seus concorrentes.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

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