Drops do Mercado | Setembro 2020

Uma pesquisa realizada pela Ibope Inteligência e divulgada pela Rede Nossa São Paulo, apontou que 60% dos entrevistados são contra o retorno as aulas presenciais no estado de São Paulo.

Decidimos então analisar o que os estudantes estão falando sobre a situação atual das aulas online (EAD) e sobre as aulas presenciais.

Análise

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 1: evolução no tempo do Radar STILINGUE

Segundo o gráfico acima, foi possível identificar alguns picos de volumetria sobre o EAD e aula presencial, onde sua grande maioria aconteceu na segunda-feira.

Do mês de julho para o mês de agosto houve um aumento de 43% nas publicações sobre o tema, já de agosto para setembro houve uma queda de 19% no número de menções.

Segundo a análise, o canal mais utilizado pelo público foi o Twitter com 97% do total. Sobre os publicadores, mulheres foram responsáveis por 66% das publicações, seguida de homens com 33%. Em relação ao sentimento, 33% das menções tinham um teor negativo contra 20% positivo.

O que falaram sobre EAD e aulas presenciais?

Gráfico 2:  termos relacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 2: termos relacionados do Radar STILINGUE

Dentre as temáticas sobre EAD e aula presencial, houve comentários sobre a insatisfação e ineficácia das aulas online, com isso uma boa parte dos comentários envolvem a saudade da aula presencial.

Assim como também houve alguns comentários negativos sobre não conseguir aprender a matéria nesse modelo de ensino, a quantidade de atividades e trabalhos passados pelos professores, e por fim a internet e a usabilidade das plataformas.

Já de comentários positivos algumas pessoas conseguiram iniciar uma pós graduação online, se inscrever em duas faculdades ao mesmo tempo e também a vantagem de não chegar atrasado nas aulas pela praticidade de ser EAD.

Por fim, alguns publicadores fizeram alguns pedidos como intervalos maior entre as aulas, dicas de como focar no EAD, não voltar as aulas presenciais por causa do aumento de casos de covid-19 e outros pedem a volta da aula presencial por não saberem lidar com o EAD.

Algumas das empresas que publicaram sobre o assunto: Unicesumar, Estácio de Sá, Educa Mais Brasil e Senac.

Considerações

Vale ressaltar a importância de monitorar o que estão falando nas redes sociais sobre aula online e presencial, para entender a dor do seus consumidores e possíveis consumidores e assim tentar resolvê-la.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário