Drops do mercado | Setembro 2020

Hoje, dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Sorvete criado pela Associação Brasileiras das Industrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o objetivo de fomentar as vendas do doce.

E como não poderíamos deixar de escutar os consumidores ávidos pelo doce a STILINGUE analisou quem o que estão publicando sobre a data.

Quem?

Os principais publicadores são as mulheres com 46% seguido das organizações e os homens, 28% e 26% respectivamente.

Dentre as organizações conseguimos separar os setores, como varejistas, marcas e estabelecimentos anunciando promoção dos itens.

  • Varejistas: Carrefour Brasil, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Prezunic e DIA Supermercados
    • Marcas de doces: M&M’S do Brasil, Snickers, Ben & Jerry’s
  • Sorveterias e restaurantes: Bacio di Latte, Outback, Restaurante América

As publicações de forma geral possuem teor positivo, 43% contra 20% negativo e o restantes 37% neutros.

O que estão publicando?

Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Quando analisamos os termos das publicações, excluindo as organizações, é possível encontrar o desejo de tomar um sorvete através de um relato do consumidor ter ido no supermercado comprar mas encontrou um preço caro e levou um Danone no lugar, deixando a crer que o produto possa ser um possível substituto.

Como também expressam qual marca gostariam de consumir, como o sabor Tablito e o Snickers.

O clima é mencionado pelos consumidores mas não é altamente expressado já que possui uma pequena relevância dentre as publicações, calor 2% e frio 1%.

Além do mais, os sabores não deixam de ser mencionados, o chocolate com maior relevância, 4% enquanto que creme e morango, 2% e 1% respectivamente.

Mas o sorvete não fica sozinho na disputa, também encontramos o açaí, que ora é sabor ora é um substituto, surgindo com 2% das publicações contendo sorvete.

Ainda, dado ao momento atual com o aumento da relevância do delivery conseguimos identificar o iFood que hoje está atuando em parceria com sorveterias assim como as receitas são compartilhadas.

Por último, mas não o menos importante, a marca de sorvete que aparece dentre as publicações, Kibon com 12%, lembrado pelos seus potes que são utilizados para congelar alimentos em casa, como o feijão como vemos a #Naoerasorvete.

Considerações

O Dia Nacional do Sorvete trás diversas faces do evento, desde desejo do consumidor expressado abertamente qual marca e tipo gostaria de consumidor, como as publicações das marcas promovendo seus produtos.
E pela leitura das publicações nos canais digitais, as marcas conseguem interagir com seus consumidores podendo até liberar descontos para o consumo da sua marca, uma forma de se aproximar do cliente assim como colocar ele no centro.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

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