Você já se pegou indo em uma Drugstore para comprar medicamentos e saiu de lá com chocolates, cosméticos, produtos para pets ou até mesmo produtos de limpeza ? 

Pois bem, esse hábito está cada vez mais consolidado no dia a dia dos brasileiros. As Drugstores são uma mistura de farmácia com lojas de conveniências sendo uma realidade e um tipo de consumo que aparentemente veio para ficar.

Esse modelo de negócio foi importado de países como os Estados Unidos onde a comercialização de medicamentos juntamente com a venda de produtos de conveniência ocorre há muitos anos e se dá de forma muito mais ampla do que vemos aqui no Brasil.

Apresentando uma variedade enorme de produtos, as Drugstores fazem parte da rotina e solução para consumidores que precisam de uma loja de conveniência de fácil acesso e horários flexíveis.

A expansão deste tipo de negócio também é uma realidade que pode ser vista em números: a gigante Drogaria Araújo, teve um crescimento de 14% no ano de 2020, com a abertura de mais de 20 lojas no período da pandemia e previsão de abertura de mais 40 novas lojas em 2021, chegando em 16 novas cidades do interior de Minas Gerais. 

O grupo Raia Drogasil também não ficou atrás e, se em 2019 contavam com um número de 2073 farmácias, hoje, com um projeto de expansão de abertura de 240 novas lojas no período de 2021 a 2022, o volume de Drugstores do grupo se tornou expressivamente maior, mostrando as oportunidades nesse negócio.

O mercado vem batendo recordes de vendas e expansão e, buscando entender melhor o modelo de consumo no contexto de Drugstores ou farmácias com lojas de conveniências, utilizamos a STILINGUE para entender o comportamento do consumidor através de  dados e insights.

Panorama geral

O período utilizado como base para o estudo foi 01/03/21 a 31/07/21, apresentando um total de mais de 310 mil publicações coletadas.

No Ranking de influenciadores – que nos traz os principais usuários que possuem afinidade, alcance e atratividade com o assunto – além da presença de influenciadores do ramo da beleza, contamos também com a aparição de grandes Drugstores, como: Panvel, Droga Raia, Drogaria Araújo, Drogasil e Drogaria São Paulo:

Quando analisamos a  distribuição por gênero, é possível observar que as mulheres são a maioria que falam sobre o assunto nas redes sociais, representando 59% das publicações coletadas.

Ao duelarmos o público feminino x masculino, encontramos os seguintes insights:

Os produtos mais falados pelo público feminino são tinta de cabelo, shampoo, condicionador, anticoncepcional, produtos para unha e produtos de skincare. Farmácias como Drogasil, Panvel e Farmácia Indiana também aparecem entre as drogarias mais citadas pelos internautas. As marcas como Avon, Neutrogena e Uber também aparecem em destaque entre o público.

Já quanto ao público masculino, a palavra cashback está entre os termos mais citados e nome de drogarias como Ultrafarma, Raia, Araújo, Drogasil e Farmácias São João também aparecem em evidência. Farma Forma, que se trata de uma farmácia de manipulação voltada para suplementos alimentares, também aparece em destaque entre o público.

Já entre os termos em comum entre os dois gêneros temos a presença dos produtos: leite, máscara, cabelo e app.

Na distribuição por canais, notamos que a rede social em que mais se fala sobre o assunto é o Twitter e em segundo lugar estão os portais:

Ao aprofundarmos sobre o que é falado na rede social do Twitter, notamos que os nomes de algumas drugstores como Droga Raia e Panvel são citados. Além disso, temos também a presença dos termos Covid-19, promoção, desconto e cabelo:

O que é mais falado sobre as Drugstores?

Entre os temas mais falados, as promoções estão em primeiro lugar entre os assuntos que mais engajam os consumidores, seguida por Covid-19, que ainda é uma questão bastante comentada no cenário atual, e de outros temas, como: reclamações, elogios e tipo de consumo.

Quando aprofundamos para entender o que é falado em promoção, encontramos os termos APP e Cupom, mostrando forte tendência em se realizar compras online e através dos aplicativos disponíveis no mercado.

Quanto ao tema Covid-19  os imunizantes e vacina aparecem em destaque, ressaltando o melhor momento da pandemia após o início da vacinação.

O tema elogio está relacionado aos produtos, descontos, promoções, atendentes, qualidade e clientes. 

Já quanto ao tema reclamação, termos relacionados a pedidos, entregas e problemas aparecem em evidência junto de algumas marcas de drogarias.

Ligado ao tipo de consumo temos citações de produtos relacionados ao covid-19 como álcool em gel, além de produtos específicos para pele, cabelo, corpo e vimos também os tipos de uso como pomada e creme. 

Além de assuntos como promoções/preço (descontos, cupons e ofertas), sintomas (com grande citação ao covid-19) e medicamentos (citação de venda de medicamentos com receita), comuns dentro do contexto de farmácias, outros assuntos que estão em alta estão diretamente relacionados aos produtos de conveniência do ramo de alimentos e beleza – cosméticos, sendo apresentados com grande relevância de citações entre os consumidores. 

Aprofundando na análise do que se fala sobre alimentos, temos que os mais falados dentro do contexto farmacêutico são chocolate, leite, bala, café, chá e água.

Nas redes sociais é comum ver relatos de pessoas que compraram alimentos nas Drugstores:

Já quanto aos produtos de beleza/cosméticos encontramos menções aos tipos e produtos mais procurados nas Drugstores, chamados muitas vezes de produtos de beleza voltados para o tratamento de cabelo, unhas e corpo.

Quais as farmácias mais evidentes e quais os temas mais falados no contexto delas?

Ao buscarmos pelas farmácias mais engajadas nas redes sociais, encontramos no TOP 5 as seguintes marcas: Drogaria São Paulo, Drogasil, Droga Raia, Panvel e Drogaria Pacheco, sendo que os temas mais abordados pelos consumidores são elogios, reclamações, promoções e Covid-19: (bolinha mais evidente por farmácia)

Os temas mais falados por farmácia são:

  • Drogaria São Paulo – Reclamação, Promoção e Elogios
  • Drogasil – Promoção, Covid-19 e Elogios
  • Droga Raia – Promoção, Elogios, Reclamação
  • Panvel – Elogio, Covid-19 e Promoção
  • Drogaria Pacheco – Reclamação, Promoção e Elogios. 

O que é mais falado dentro dos temas:

  • Reclamação – Produto, pedido e valor 
  • Promoção – Cupom de desconto, Cashback, Produtos 
  • Elogios – Atendimento, Desconto, Produtos
  • Covid -19 – Produtos de prevenção de Covid – Máscara, álcool em gel e até mesmo a realização de exames/testes rápidos.

Quais os termos mais citados dentro do contexto de farmácias?

Quando buscamos pelos termos mais citados dentro do contexto das farmácias temos em evidência o modo de consumo de seus usuários, estando em evidência termos como: Cupom, Primeira corrida com o cupom, App, Frete, Ifood, Uber e 99 pop, indicando a forte tendência de compras nas farmácias através de aplicativos e sites, ainda mais devido às restrições de quarentena que enfrentamos neste ano:

Ao buscarmos pelos termos que geram mais engajamento dentro das redes de farmácias monitoradas, temos que descontos, produtos e aplicativos estão em destaque nas redes sociais das principais drugstores.

Considerações finais

Diante da análise das publicações coletadas foi possível notar que o que mais engaja os consumidores dentro do contexto de Drugstores no ambiente virtual são as promoções. Também conseguimos notar que a compra através de aplicativos e sites se tornou uma realidade cada dia mais consolidada.

Além dos medicamentos, presença cotidiana dentro do contexto de Drugstores, os alimentos e cosméticos  também fazem parte da rotina dos consumidores de farmácias que relatam no ambiente virtual que muitas vezes buscam esses estabelecimentos apenas para esse tipo de consumo.

O público feminino é o mais engajado e as publicações estão relacionadas à  produtos de beleza.

Por fim, nos cabe a certeza de que o Covid-19 mudou a forma de consumir de muitos brasileiros e que a compra através de sites e aplicativos apresentou um volume significativo na pesquisa, e a reflexão se é uma tendência que veio para ficar ou se trata de uma forma de consumo sazonal decorrente da pandemia.

Autor

Camila é mineira e possui um dos vícios mais comuns de todos: café e pão de queijo. Em seu tempo livre gosta de fazer trilha, ler e ir a shows. Nasceu em Conselheiro Lafaiete - MG, foi lá que cursou Direito. Hoje é uma das integrantes do time de Atendimento ao Cliente da Stilingue, lugar perfeito para exercitar sua excelente comunicação e empatia. Afinal, o interesse dela está em ouvir e ajudar as pessoas.

Escreva um comentário