Há algum tempo a educação a distância tem ganhado força no Brasil, muito por conta da rotina agitada que a maior parte da população gerencia e, então, estudar em casa acabou se tornando uma forma mais cômoda.

No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, que assola o mundo desde meados de março/2020, o ensino a distância se tornou praticamente obrigatório.

No gráfico abaixo, podemos conferir como as conversas na internet sobre o assunto foram aquecidas desde então:

Gráfico  01:  Termos no tempo do Radar STILINGUE educação a distancia
Gráfico 01: Termos no tempo do Radar STILINGUE
Período Analisado: Janeiro a Abril de 2020

Nesse sentido, entre janeiro e abril, foram encontradas quase 600 mil menções em nosso banco de dados, sendo que 96% ocorreram apenas nos últimos dois meses (março e abril).

As mulheres se mostram mais engajadas com o tema, representando 60% do público que aborda EAD na internet, conversando, principalmente, através do Twitter, que vigora com 86% de representatividade no buzz total.

Gráfico  2:  Termos relacionados do Radar STILINGUE educação a distancia
Gráfico 2: Termos relacionados do Radar STILINGUE

Já em uma análise voltada para as narrativas – considerando todo o período -, conforme ilustra o grafo acima, notamos incidência relevante de termos como Coronavírus, Pandemia, Quarentena e Isolamento Social, o que mostra, mais uma vez, o forte impacto do momento sobre este mercado.

É possível notar alguns padrões entre as conversas, como dicas para o EAD, comunicados em portais de notícia e também opiniões de alunos, como mostram os exemplos à seguir:

Postagens retiradas do Radar STILINGUE educação a distancia
Post 1 retirado do Radar STILINGUE
Post 1 retirado do Radar STILINGUE educação a distância
Post 2 retirado do Radar STILINGUE
Post 2 retirado do Radar STILINGUE educação a distância
Post 3 retirado do Radar STILINGUE
Post 3 retirado do Radar STILINGUE educação a distância
Post 4 retirado do Radar STILINGUE
Post 4 retirado do Radar STILINGUE
Post 5 retirado do Radar STILINGUE

E, além disso, encontramos alguns perfis relevantes entre os principais publicadores sobre o tema (maiores alcances), além de grandes portais, como foi o caso do G1.

Pontos Importantes

  • Carlos Giannazi

Exerce seu quarto mandato como deputado estadual por São Paulo, filiado ao PSOL desde 2006, e apareceu em destaque através de sua página no Facebook – que conta com 267 mil seguidores -, se colocando contra o ensino a distância e ao isolamento social.

Post 6 retirado do Radar STILINGUE
Post 6 retirado do Radar STILINGUE
Post 7 retirado do Radar STILINGUE
Post 7 retirado do Radar STILINGUE
  • Mônica de Medeiros 

Médica cirurgiã, formada pela Unicamp, e fundadora da Casa do Consolador – um centro universalista de fundamento cristão e base kardecista. Apareceu em destaque por meio de seu canal no Youtube – que conta com 183 mil inscritos – no qual tem divulgado os cursos em EAD de sua Casa.

  • EAD Unicesumar

Por fim a instituição de ensino que comunica nota máxima no MEC em educação a distância e vigorou em destaque por meio de seu canal no Youtube – com mais de 48 mil inscritos – e pode servir como benchmark para outros players do segmento.

Author

Pati Azevedo é publicitária e atua no mercado de comunicação desde 2010. Já passou por algumas agências de publicidade e traz vasta experiência em análise de dados, com destaque para gerenciamento de crises e monitoramentos em real time. Hoje compõe o time de Education da STILINGUE, ajudando grandes marcas na adoção de uma cultura data-driven, para alcançarem seus objetivos de negócio com o uso da nossa plataforma.