Drops do mercado | Maio 2020
Em 2019 o Youtube liberou uma lista com os games mais populares no Brasil e o primeiro da lista é o Minecraft seguido por Free Fire e é na plataforma que ocorrem milhares de acessos todos os dias em busca de dicas, vídeos e reviews. Na STILINGUE não é diferente, quando realizamos uma busca com o termo “como jogar” a plataforma com maior relevância é o Youtube com 81% de importância e Facebook em segundo com 12%.
Ao longo dos últimos três meses observamos que as publicações contendo o termo “como jogar” teve aumento de 36% em abril contra março indicando um maior interesse pelo entretenimento. As principais narrativas podemos observar a seguir.
O que estão publicando?
Muitas publicações são referentes as dicas sobre as funcionalidades dos jogos, como, capa no Free, arma, paraquedas e atualização da versão do jogo, portanto são publicações especificas do universo de games.
Qual dispositivo é o mais usado?
Apesar do computador ser o dispositivo mais usado para as publicações com 90% de representatividade, é possível encontrar dicas de como jogar no celular assim como o uso de emulador que permite executar jogos de computador no celular, o que poderia ser uma conveniência que o jogador esteja buscando, já que as publicações de “como jogar” e “celular” cresceram 69% em abril contra março. Seria uma tendência para essa quarentena?
Considerações: O mercado de games tem grande relevância na indústria de entretenimento, segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) só no ano passado o setor atingiu um faturamento de US$1,5 bilhão e deve crescer em torno de 5,3% até 2022 no Brasil. Portanto com um mercado promissor é importante monitorar as tendências que ocorrem diante do tema assim como as principais comunidades que comentam sobre a temática.