Drops de Mercado | Outubro 2020

A crescente competitividade do mercado de trabalho têm provocado um aumento na busca por formas de dar um upgrade em nossos currículos. Além disso, a fluência na língua inglesa, que antes se tratava de um diferencial, passou a ser exigência em muitos processos seletivos.

Surgiu então a curiosidade de saber quais idiomas as pessoas têm buscado e o que temos falado sobre o assunto Idiomas Online na internet.

Análise

Fazendo uma busca dos termos no Radar para o ano de 2020, é possível observar que sempre conversamos sobre o tema, sendo as mulheres o público mais engajado, representando até 57% deste. Além disso, houve um aumento considerável no número de conversas após Março/2020, quando a OMS declarou a pandemia do novo Coronavírus.

Gráfico 01:  Evolução no tempo do Radar STILINGUE idiomas
Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE

Pautas sobre idiomas

Observando o gráfico de Termos Relacionados referente aos últimos 9 meses, vemos que os termos inglês e online são os mais citados demonstrando a importância dos mesmos, porém ainda se encontram relativamente distantes um do outro. 

Gráfico 02: Termos correlacionados do Radar STILINGUE idiomas
Gráfico 02: Termos correlacionados do Radar STILINGUE

Ao fazermos a mesma busca para o período pós-declaração de pandemia, esses termos se aproximam e passam a ser interligados pelo termo grátis, evidenciando o aumento no número de conversas em que eles são citados juntos.

Gráfico 03: Termos correlacionados do War Room STILINGUE idiomas
Gráfico 03: Termos correlacionados do War Room STILINGUE

Na última semana, o coreano tem se destacado como o segundo idioma mais citado nas redes (8,55%), perdendo apenas para o inglês que permanece sendo o mais comentado pelo público (55,92%).

O Twitter e YouTube representam juntos 75% das menções feitas sobre o assunto e a análise de sentimentos aponta que 82% delas foram neutras ou positivas. Além disso, devemos dar destaque ao ensino online de libras que ocupa o quarto lugar entre os idiomas mais citados nas redes nesta semana (6,55%). 

Considerações

Compreender o que estão falando através do Social Listening nos permite identificar oportunidades de mercado. Um exemplo disso são os idiomas como o coreano que antes não eram tão populares e têm sido cada vez mais procurados pelo público. E o espaço crescente que a língua brasileira de sinais têm conquistado em nosso país.

Autor

Priscila é formada em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São Paulo e integra o time de Atendimento ao Cliente da Stilingue. Sempre em busca de novos desafios, tem interesse em idiomas, viagens e culturas.

Escreva um comentário