O Dia dos Namorados de 2020 entrou para a lista de datas comemorativas que foram impactadas diretamente pela pandemia. Se haverá celebrações, se haverá troca de presentes, como comprá-los, como tornar o dia especial sem necessariamente ter passeios, viagens ou novas experiências. Tudo isso está em questionamento pelos internautas e, claro, pelas marcas anunciantes. Analisamos o que se tem dito sobre a data para entender: quais as preferências atuais dos usuários para o Dia dos Namorados?
2019 versus 2020
Dados gerais
Comparativamente, tanto em 2019 quanto neste ano, a data começa a ganhar relevância nas redes sociais na semana final de maio.
Se em 2019, menções à data começaram a esquentar a partir do dia 27, este ano, a variação foi entre 48h-72h, a partir do dia 25.
Com mais de 295 mil conteúdos a respeito da data, as mulheres seguem como o público mais ativo, representando 72% do volume total; enquanto homens 27%.
Marcas mais influentes
Segundo metodologia AAA da STILINGUE, o top 10 marcas mais influentes sobre o tema em 2020 foram:
- Rommanel
- O Boticário
- Pernambucanas
- Hering
- Netshoes
- Vivara
- Casa de Mineira
- Renner
- Moda Colmeia
- Companhia das Letras
Se em 2019, o top 10 era composto exclusivamente de marcas representantes dos segmentos Moda e Varejo (Dakota, Anita Shoes, Capodarte, DeMillus, DuLoren, Renner, Dafiti, Havan, shopping Anália Franco), neste ano destaque para ascensão de marcas e empreendimentos de pequeno e médio porte com apelo local como Casa da Mineira (louçaria e decoração) e Moda Colmeia (moda feminina para regiões norte e nordeste). E também de uma editora de livros, Companhia das Letras.
Entendendo e duelando as preferências
Para identificar as intenções, necessidades de compra e também as preferências relacionadas aos setores de Moda, Eletrônicos, Literatura, Experiências confrontamos conteúdos elaborados pelos públicos feminino e masculino. Confira!
Moda
Reflexos de um período mais introspectivo dentro de casa, mulheres apontam pijamas de frio, peças de lingerie, shorts, body, calça, vestidos e até mesmo biquínis como desejos de consumo. Calçados como sapatos de salto e coturnos surgem em tom nostálgico e com o futuro desejo de frequentar eventos. Destaque ainda para a marca Pandora com acessórios como pulseira e anel.
Já o público masculino apontou objetos mais específicos como “Boné da Lacoste“, “chinelo da Oakley“, chapéu de palha, capa de chuva e, também, chuteira e colete.
Comum aos dois, sem margem para erro na hora de presentear, encontram-se casaco da Nike, chapéu, óculos escuros, moletom, suéter e shoulder bag.
Eletrônicos
O queridinho do público feminino é um celular novo, seja ele da marca Apple (mais especificamente da cor lilás), Xiaomi ou Samsung – desde que a câmera seja boa. Notebooks, fones de ouvido e até mesmo uma unidade do jogo The Sims.
Do outro lado da matriz, o console X-box e Playstation estão alguns dos interesses dos homens. Games como Valorant, Fifa, Free Fire e Animal Crossing são lembrados.
Em comum aos dois grupos, cabo para iPhone, caixa de som JBL, iPad, Nintendo Switch e celular Galaxy S.
Literatura
A literatura romântica tem atraído interesse do público feminino: A Prometida, saga Crepúsculo e Cora Coralina. Alguns conteúdos para ajudar com ansiedade também surgem.
Enquanto homens relembram Mitologia Nórdica, O Iluminado, literatura de auto-ajuda e meditação, e até mesmo mangás.
Já a coleção infanto-juvenil Harry Potter e a Bíblia são unanimidades. No centro da matriz ainda é identificada a marca Amazon como lembrança por todos os públicos.
Experiências e viagens
Mas, se você estiver buscando experiências e presentes não físicos para compartilhar pós-isolamento, saiba que para mulheres: shows do Gusttavo Lima, Armandinho e BTS podem agradar. Viagens para fazenda ou praia, com as amigas ou com o namorado, massagens relaxantes e até mesmo uma sessão de limpeza de pele são novas opções.
Para os homens, por sua vez, os shows podem ser online mesmo ou até corridinhas na praia.
Já cerveja gelada e som do Charlie Brown Jr tendem a agradar a todos.
Mas… e em relação às marcas?
Por fim, quais marcas e seus produtos foram mais mencionadas por cada grupo?
Na lembrança das mulheres temos:
- Fondue da Cacau Show
- Anel da Vivara
- Pulseira da Pandora
- Coleção da Manu Gavassi para C&A
- MacBook e iPhone da Apple
- Produtos da The Body Shop
- Roupas da Farm
Enquanto na lista de desejo dos homens, encontram-se:
- Camiseta do Flamengo
- Nova coleção do Felipe Prior
- Produtos da Dell
- iPhone
Para todos, destaque para alguns e-commerces como Magazine Luiza, Casas Bahia e Centauro.