Para o nono episódio da série Insight Tellers organizamos um bate papo sobre estratégias de Social Media para o mercado financeiro. Washington Avila, Enterprise Account Executive da STILINGUE e Bob Friandes, Digital Marketing & Social Media Strategist do BTG Pactual conversaram sobre impacto da pandemia no setor, dados de social listening que auxiliam nas estratégias e boas práticas.

Baixe o Relatório STILINGUE sobre Mercado Financeiro que pautou a discussão neste episódio da série Insight Tellers!

Se você não pode acompanhar a webinar ao vivo, separamos alguns pontos discutidos. Leia mais abaixo.

Redes sociais como fonte de dados

Os dados hoje não são mais tabu. Todos sabem que eles existem e mais, estão disponíveis. Basta saber como utilizá-los.

Dados provenientes de social listening surgem como uma das possibiilidades a serem utilizadas para traçar estratégias cada vez mais específicas e assertivas.

No BTG Pactual, por exemplo, há a combinação de dados de BI, de ferramenta de social listening com dados de pesquisa de mercado para fazer com que a comunicação atenda ao máximo possível a diversidade de problemáticas que existem.

Redes sociais como meio

Cada vez mais, a pandemia tem revelado a importância de uma comunicação orientada ao consumidor. Como a produção de conteúdo, o branded content, o marketing de conteúdo pode auxiliar os internautas em momentos de incertezas?

Por exemplo, no caso do sistema bancário, Bob comentou sobre um dos desafios mais recentes era transmitir para o consumidor segurança e entusiasmo para que ele migrasse de transações feitas na agência presencialmente, e começasse a adotar as plataformas digitais.

E para isso, se apoiou em diversidade de peças como gifs, imagens, textos, vídeos, para auxiliar seus clientes a passarem por este momento de forma mais genuina e fluida possível, democratizando as informações.

Alguns KPIs

De acordo com Bob, os KPIs trabalhados em social media variam de acordo com cada campanha, mas de forma geral, os principais são:

  • Alcance, para conseguir atingir mais pessoas e garantir que a informação está se espalhando
  • Cliques, em casos de campanhas que implicam na captação de alguma mensagem específica
  • Engajamento, quando o interesse é estimular conversação

E, por fim, a mensagem final:

Eu não consigo pensar hoje em uma estratégia que eu não tenha olhado tanto para os resultados pessoais, proprietários quanto para o que as pessoas falam da minha marca. Isso te ajuda a trazer muitos diagnósticos e melhorar cada vez mais sua comunicação.

Bob Friandes

Para acompanhar outros tópicos debatidos como:

  • Novas tecnologias do setor financeiro (cashback, NFC, QR Code),
  • Dicas e estratégias de direcionamento de mídia,
  • Importância uso de ferramentas de social listening,
  • Redes sociais como meios educativos e conquista de novos públicos,

Acesse o conteúdo na íntegra:

Se você se interessou por este assunto, leia também:

Insight Tellers – ep 3: Monitoramento estratégico para startups

Insight Tellers – ep 7: Como gerar insights fora da caixinha

Autor

Camila Harumi é formada em jornalismo e está no mercado de comunicação digital desde 2013. Traz experiências com gestão e capacitação de equipes, e já atuou como BI, CM, redatora e com Social Listening, principalmente em gestão e prevenção de crise de imagem. Participou também de projetos como eleições presidenciais 2014 e Olimpíadas.

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