Drops do mercado | Junho 2020
De acordo com a Organis (entidade setorial dos Orgânicos), em 2019 o segmento de produtos orgânicos movimentou 4,5 bilhões de reais no Brasil, é um segmento que pode ter um crescimento de 10% no ano de 2020.
Primeiramente, analisando o gráfico abaixo e o termo “produtos orgânicos” foi possível identificar um crescimento de 7% das publicações em abril contra o mês de março, já o mês de maio seguiu com quase a mesma proporção de volumetria do mês anterior.
Com isso, foi possível identificar que o maior pico do termo se encontra no dia 25 de maio, totalizando 8% da quantidade de publicações do mês inteiro, provavelmente devido a semana do dia 25 ao dia 31 que é comemorado a Semana dos Alimentos Orgânicos no país, evento criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Produtos Orgânicos
Nos termos relacionados foram encontrados termos como: legumes, verduras, agricultura familiar, alimentação saudável e saúde.
Em resumo, a maioria das publicações encontradas nessa análise tinham conotação positiva com 45% , seguido de neutra com 39%, por fim apenas 16% dessas publicações eram negativas.
Impacto da Quarentena
Por causa da quarentena, muitos dos agricultores familiares tiveram que diminuir suas vendas em feiras, dificultando assim o lucro desses trabalhadores.
Houveram alguns comentários apoiando os pequenos agricultores, elogiando suas vendas com frete baratos e preços justos, além das novas opções de compra como: feiras virtuais e aplicativos de entrega.
Comentários Positvos
Além do incentivo da compra desses produtos para ajudar pequenos agricultores e comerciantes, há bastante dicas em relação aos benefícios dos produtos orgânicos a saúde.
Preocupações
As preocupações dos possíveis consumidores giram em torno da embalagem dos produtos comprados, preços abusivos de empresas grandes e qual o jeito certo de cuidar.
Considerações
É importante monitorar as tendências desse segmento de alimentos que segundo a análise é uma tendência que está em alta. Portanto isso é essencial para ter o conhecimento de quais são os desejos dos possíveis consumidores para conseguir satisfazê-los, seja a sua empresa do setor de varejo, supermercados, aplicativos de serviços ou produtoras agrícolas.