O inverno chegou e como todos sabemos, nossos hábitos alimentares costumam mudar nesse período. Uma bebida quente, um caldo ou um fondue…Tudo para ficar mais quentinho durante os dias frios.

Então, vamos dar uma olhada no que as pessoas estão falando nas redes sociais sobre isso?

Primeiramente, inserimos o texto “alimentação no inverno” no Radar para ter uma ideia do contexto envolvido nessa temática. Como nosso foco é pesquisar as interações entre pessoas físicas, deixamos a opção “organização” desmarcada no filtro.

Ao puxar a coleta, e analisar o mural de publicações, percebemos que grande parte dos comentários negativos estavam focados no nosso momento atual econômico. Então, para deixar a pesquisa mais direcionada, refizemos a busca com os sentimentos positivos e neutros.

No período de 12 de março a 10 de junho, percebemos que o foco das interações está no Twitter com 67% das publicações e são as mulheres quem mais estão falando sobre o assunto. 

    Zoom / Representatividade na Internet

Radar / Gênero

Olhando nos Termos Relacionados, chama a atenção que o termo “comida” esteja tão próximo às palavras: Mãe, comida boa e Família.

Radar / Termos Relacionados

Uma hipótese que podemos levantar é que as pessoas estão procurando mais proximidade e momentos com a família e, ainda, uma alimentação focada naquela comidinha caseira. 

E, como também vemos os termos “Receita” e “Casa”, podemos nos perguntar: “Será que a preferência está na preparação dos pratos ao invés de pedir uma comida pronta?”. Talvez veremos um aumento dos pedidos de mercado nos apps de entrega e também um aumento da procura daqueles restaurantes que preparam pratos com “sabor de comida da mãe”.

Ainda no Radar, colocamos o termo RECEITA AND FRIO e vemos que o canal com mais publicações é o Youtube.

Radar / Representatividade na Internet

E realmente percebemos que o termo “Receita”, dentro desse contexto, está em alta.

Radar / Termos Relacionados

E novamente, encontramos “Família” e “Casa” no gráfico. Isso pode ser um indicativo que as pessoas querem aprender receitas fáceis de fazer nos vídeos do Youtube, como chocolate quente, sopas e caldos.

Como estão os pedidos pelos Aplicativos de Entrega no Inverno.

Ao analisar o painel Categoria* – Aplicativos de Entrega, com o filtro configurado no mesmo período, considerando apenas pessoas físicas e incluindo na busca textual do filtro de publicações os termos frio OR inverno, a ferramenta coletou 495 publicações, com alcance potencial de 346.952.

War-Room / Resumo / Visão Geral / Representatividade na Pesquisa

Na distribuição de termos, vemos que tem uma relação direta entre “Frio” e “Ifood”. E nos comentários, vemos as marcas Zé Delivery, Rappi e Netflix sendo mencionadas. 

War-Room / Resumo / Visão Geral / Distribuição por Termos

War-Room / Resumo / Visão Geral / Distribuição por Termos / Zoom / Mural de Publicações

Quais são as marcas de alimentos mais comentadas?

Aplicando o mesmo filtro da pesquisa anterior, mas dessa vez incluindo “organização”, e utilizando o painel Categoria* – Alimentos, podemos ver que quando se fala de inverno, a Aurora tem a maior fatia do mercado, seguida por Seara, Perdigão e Sadia.

O alimento mais comentado é, em primeiro lugar, a Linguiça seguida por Queijo (ouvimos fondue?) e Frango.

War-Room / Resumo / Estatísticas

E falando em queijo…

Já sabemos que o queijo é um alimento quase obrigatório na maioria das receitas de inverno, não é mesmo? Para finalizar nossos insights desse artigo, vamos ver qual tipo aparece mais nas redes sociais, indicando uma preferência de sabores.

Aplicando o mesmo filtro da pesquisa anterior no painel Categoria* – Queijos, e acessando a Matriz Comparativa, vemos que o Queijo parmesão é o que ganha mais interações na maioria dos Temas selecionados . Na sequência temos os queijos especiais, processados e amarelos.

War-Room / Descobertas / O que estão falando / Matriz Comparativa

Quando damos um zoom na primeira bola que conecta o queijo “Parmesão” com o tema “Queijo com” e observando os comentários, vemos que ele aparece em diversas receitas como o tradicional fondue, as sopas, massas e até mesmo em um “Bolo de Iogurte com parmesão e Calda de Goiaba”.

War-Room / Descobertas / O que estão falando / Matriz Comparativa / Zoom / Mural de Publicações

É muito comum nessa época do ano os restaurantes organizarem os festivais de sopas e rodízio de fondue. Uma boa ideia é incrementar o cardápio com os ingredientes mais comentados ou ainda oferecer outras temáticas: festival de queijo, da polenta, do salgado e doce, etc.

Finalizando

Que no inverno mudamos os nossos hábitos alimentares, todos sabemos.
Mas o que isso impacta os negócios? Como podemos aproveitar as melhores oportunidades? Investir em uma comunicação focada na família, no aconchego e principalmente no sabor caseiro (a comidinha de mãe).

Replicar esse cuidado na decoração do estabelecimento, até mesmo na embalagem de uma comida por entrega. Explorar preparações e receitas com a linguiça e o queijo parmesão, podem ser algumas ideias para se conectar com o público e garantir uma boa experiência nesse inverno.

*Os painéis Categoria foram desenvolvidos pela STILINGUE para acompanhar setores específicos. Para saber mais informações, fale com o seu CS.

Autor

Cristina Medeiros tem 47 anos e mora em Valinhos, SP. Atualmente faz parte do time de Education na STILINGUE, como especialista em uso estratégico da plataforma. Geminiana, mãe de pet, facilitadora de Comunicação Não Violenta, adora uma comédia ou conversar sobre assuntos diversos, cultura útil e inútil e ama conhecer lugares e pessoas.

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