Há algum tempo a educação a distância tem ganhado força no Brasil, muito por conta da rotina agitada que a maior parte da população gerencia e, então, estudar em casa acabou se tornando uma forma mais cômoda.
No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, que assola o mundo desde meados de março/2020, o ensino a distância se tornou praticamente obrigatório.
No gráfico abaixo, podemos conferir como as conversas na internet sobre o assunto foram aquecidas desde então:
Nesse sentido, entre janeiro e abril, foram encontradas quase 600 mil menções em nosso banco de dados, sendo que 96% ocorreram apenas nos últimos dois meses (março e abril).
As mulheres se mostram mais engajadas com o tema, representando 60% do público que aborda EAD na internet, conversando, principalmente, através do Twitter, que vigora com 86% de representatividade no buzz total.
Já em uma análise voltada para as narrativas – considerando todo o período -, conforme ilustra o grafo acima, notamos incidência relevante de termos como Coronavírus, Pandemia, Quarentena e Isolamento Social, o que mostra, mais uma vez, o forte impacto do momento sobre este mercado.
É possível notar alguns padrões entre as conversas, como dicas para o EAD, comunicados em portais de notícia e também opiniões de alunos, como mostram os exemplos à seguir:
E, além disso, encontramos alguns perfis relevantes entre os principais publicadores sobre o tema (maiores alcances), além de grandes portais, como foi o caso do G1.
Pontos Importantes
- Carlos Giannazi
Exerce seu quarto mandato como deputado estadual por São Paulo, filiado ao PSOL desde 2006, e apareceu em destaque através de sua página no Facebook – que conta com 267 mil seguidores -, se colocando contra o ensino a distância e ao isolamento social.
- Mônica de Medeiros
Médica cirurgiã, formada pela Unicamp, e fundadora da Casa do Consolador – um centro universalista de fundamento cristão e base kardecista. Apareceu em destaque por meio de seu canal no Youtube – que conta com 183 mil inscritos – no qual tem divulgado os cursos em EAD de sua Casa.
- EAD Unicesumar
Por fim a instituição de ensino que comunica nota máxima no MEC em educação a distância e vigorou em destaque por meio de seu canal no Youtube – com mais de 48 mil inscritos – e pode servir como benchmark para outros players do segmento.