Quanto maior o seu alcance, mais pessoas irão falar sobre você. Como gerir a percepção coletiva de sua marca? Descubra o poder de ferramentas de social listening e smart care.

A popularização da internet em escala global mudou radicalmente a forma de fazer negócios e de comprar. Hoje, não basta oferecer bons produtos com preços menores: no mundo online, o site de uma marca substitui os funcionários da loja física e deve garantir uma ótima experiência para os clientes.

Nesse contexto, as redes sociais assumem um papel cada vez mais relevante. Além de permitir um contato mais direto entre as marcas e os consumidores, elas funcionam como uma base de dados valiosa para que as empresas percebam as motivações e necessidades dos potenciais clientes e definam as suas personas (representações fictícias do cliente considerado ideal ou típico).

De acordo com a Emarsys, plataforma de marketing austríaca, o número de usuários ativos em redes sociais vem crescendo de forma contínua nos últimos anos. E, em 2018, alcançou nada menos do que 3,2 bilhões de usuários – o que corresponde a 42% da população mundial! Isso evidencia que hoje nenhuma empresa pode se manter no mercado e crescer desconsiderando essas redes.

As empresas já perceberam o impacto que essas redes têm em seu negócio e tem desenvolvido novas metodologias para aproveitar o potencial das redes sociais. De acordo com o Global Web Index de 2019, mais da metade das pessoas (54%) usam essas redes para buscar produtos e/ou serviços. 

Profissionalização

Mediante este potencial de impulsionar o faturamento, as empresas têm investido cada vez mais em profissionais e plataformas especializadas nessas redes. Um bom monitoramento delas envolve atividades como planejar, criar, analisar qual é o formato mais adequado para cada conteúdo (gif, texto, imagem, vídeo), postar e acompanhar a repercussão, o que inclui a interação com os potenciais clientes e a monitoração das métricas para avaliar os resultados.

Esse monitoramento é cada vez mais essencial para ligar as marcas às pessoas – um fator importante na hora de os clientes escolherem uma empresa em detrimento de outra. Não basta que as companhias mostrem as vantagens de seus produtos e serviços: elas também precisam estar por dentro das tendências e dos temas mais discutidos no dia a dia das redes sociais para manter as páginas atualizadas usando a linguagem do público-alvo pretendido.

Conhecimentos específicos

Alguns conhecimentos fundamentais para que esse monitoramento são Marketing Digital,  Inbound Marketing e Técnicas SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas, em português). Além disso, é preciso saber bem como usar ferramentas como o Google Analytics e o Google Ads.

Também é preciso saber as particularidades de cada rede social e qual é a faixa etária predominante em cada uma. O Instagram é uma rede bastante visual, utilizada principalmente por jovens e adultos de até 30 anos, capaz de oferecer inúmeros formatos de conteúdos (vídeos curtos ou longos, lives, stories,  reels, além das fotos). 

Já o Facebook tem a presença cada vez maior de pessoas com mais de 55 anos, segundo a revista Forbes. O Twitter exige um ótimo poder de síntese, já que a mensagem deve ser passada em, no máximo, 280 caracteres e o Linkedin busca conectar o público B2B, criar novas parcerias e gerar autoridade em determinados nichos de mercado. O Pinterest permite a criação de álbuns inteiros com uma temática, sendo mais usado principalmente pelos mercados de moda, decoração, arquitetura e assuntos relacionados.

A Stilingue é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) que gerencia marcas em tempo real a partir da opinião expressa pelos consumidores em diferentes canais digitais (como as redes sociais). 

A nossa IA possui um motor de processamento de linguagem natural que entende, resume e classifica o sentimento das interações, as menções à marca, além de agrupar termos e identificar sentimentos em imagens. Isso permite à empresa agilizar e personalizar as análises de acordo com o objetivo estabelecido. Fale com um de nossos consultores para compreender como podemos ajudar a sua empresa a marcar presença nas redes sociais!

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