Conheça o que é essa ciência que revolucionou no Social Listening da STILINGUE


Há pouco tempo lançamos o STILINGUE Eyes, os olhos do Social Listening. Em linhas gerais, é uma tecnologia que usa a visão computacional no monitoramento de marcas e negócios nas redes sociais com o objetivo de escutar, entender, dialogar e encantar. 

Com ele, é possível, além de identificar e acompanhar o que estão falando sobre uma marca, visualizar em qual contexto e cenário ela está inserida.

Mas, o que é essa tal de visão computacional?

De forma simples é um dos ramos da Inteligência Artificial que dá às máquinas a capacidade de interpretar visualmente informações, enxergar. 

A visão é um dos sentidos humanos mais complexos, uma forma de sentir o mundo ao seu redor associada às imagens. Nós enxergamos e entendemos o que vemos a partir das nossas memórias, informações e experiências. Com isso, podemos estabelecer diversas interpretações, percepções, texturas, aspectos, cores, formatos e características. 

Já a visão computacional utiliza dados para detectar, reconhecer, criar padrões, segmentar, analisar os movimentos e reconstruir o mundo real a partir de imagens. Esses dados normalmente vem com alguns ruídos causados pelo local de captura da imagem, tipo de equipamento, foco, perspectiva, entre outros. Para isso, a visão computacional atua em cinco etapas: captação da imagem, processamento que trata e adequa as variações, análise, reconhecimento de padrões e segmentação.

E ela não está presente só no Social Listening, é ela que faz o reconhecimento facial nos smartphones, é com ela que são desenvolvidos os carros autônomos e muito mais.

Por que monitorar imagens e vídeos?

Porque nós somos naturalmente atraídos e absorvemos muito mais rápido conteúdos visuais. Diariamente, são postadas mais de 3 bilhões de imagens nas redes sociais e com a visão computacional tudo isso ganha ainda mais amplitude para gerar insights e mais profundidade na forma de sentir de uma marca no mundo.