Para estar entre os assuntos mais comentados do Twitter, é necessário conhecer os critérios definidos por esta rede social e ter as melhores ferramentas de monitoramento. Entenda mais sobre este processo

As redes sociais conquistam cada vez mais usuários em todo o mundo. Seja para conversar com outras pessoas, publicar conteúdos, ficar por dentro das últimas notícias ou piadas, comprar, acompanhar as notícias: é difícil lembrar de como era o cotidiano sem elas.

Uma pesquisa desenvolvida pela Emarsys mostra que, em 2019, nada menos do que 42% da população mundial (ou 3,2 bilhões de pessoas) usam pelo menos uma rede social com regularidade. Isso evidencia o potencial comercial dessas redes e exige que as empresas criem estratégias eficientes para impulsionar as vendas a partir delas. Uma dessas redes é o Twitter. 

Fundada em 2005, ela atingiu o seu ápice em 2009 e, nos últimos anos, voltou a conquistar mais usuários – especialmente aqueles que desejam acompanhar as notícias de forma mais dinâmica e bem humorada. 

Trending topics


Os Trending Topics (ou “Tópicos de Tendência”) do Twitter são uma ótima ferramenta para saber de forma rápida quais são os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. As expressões ou palavras-chave desses temas ficam em destaque na parte direita na tela e basta clicar naquelas que te interessam para acompanhar o que outros usuários estão publicando. Hoje, existem um total de 16,6 milhões de tuiteiros brasileiros ativos na rede. 

Segundo dados divulgados pelo próprio Twitter, 93% dos usuários da plataforma estão abertos à participação de marcas na rede social. Isso ajuda a explicar por que as empresas buscam estar entre esses Trending Topics por boas razões como: lançamento de produtos, um(a) novo(a) garoto(a)-propaganda, uma campanha de marketing que gerou repercussão, entre outros. Para criar boas estratégias para isso, deve-se conhecer como o Twitter define os trending topics. 

Primeiramente, é preciso saber que eles não se referem necessariamente aos termos mais populares. Para se tornar um Trending Topic, um assunto deve obedecer a alguns critérios como não ter palavras chulas ou palavrões e se tornar popular entre muitos usuários em um curto período de tempo (ou seja, ter pico de popularidade).

Para o Twitter, é mais relevante que vários usuários comentem um determinado assunto do que o número de citações em si. Então, se um assunto for muito comentado por um número pequeno de usuários, ele não entra nos Trending Topics.

Outra regra é que o assunto precisa necessariamente ser novo e nunca ter entrado antes nos Trending Topics Brasil. A exceção para esta regra é se o tema for bastante discutido por um grupo diferente de pessoas. E quem constata isso são os algoritmos.

Ferramentas

Para fazer do Twitter uma plataforma que pode impulsionar as vendas e divulgar a marca, as empresas precisam ter boas ferramentas de monitoramento das redes sociais e trazer uma inteligência de insights para estarem entre Trending Topics Brasil. 

A Stilingue é a plataforma multicanal nacional que usa Inteligência Artificial (IA) para analisar mais de 50 milhões de conteúdos diários oriundos de 100 fontes diferentes. Em tempo real, organizamos em um só lugar as conversas derivadas das redes sociais, além de notícias, aplicativos, avaliações em sites, aplicativos, entre outros. 

O nosso Processamento de Linguagem Natural resume, prioriza e classifica automaticamente as publicações, a partir dos termos e expressões utilizados pelo público brasileiro. Com uma tecnologia especializada no idioma português do Brasil, a Stilingue oferece as melhores análises sobre esses conteúdos.

Munidas de informações detalhadas, as empresas podem desenvolver as melhores estratégias de social media para consolidar a marca, criar conexão com o seu público,  lançar campanhas e produtos e se tornar um dos assuntos mais comentados. Entre em contato conosco em nosso site para entender como podemos impulsionar o seu negócio!