O mercado financeiro brasileiro ainda sente o impacto do Covid-19 ao mostrar que a Bolsa de Valores, a B3, não mostra estabilidade e no dia de hoje sofreu queda de mais de 4% devido aos impactos internos e externos e aversão a risco do investidores.

Com esse cenário podemos ver o movimento dos investidores desde o início do ano e qual vem ganhando espaço nas redes sociais.

Investimentos

Analisando as publicações das redes sociais sobre o contexto vemos que o assunto é mais discutido entre os homens com 74%, as mulheres com 24% e as organizações com 2%.

O Twitter é o principal canal com 42%, seguido do Youtube 40%, Facebook 15% o restante em Instagram, Artigos e Reclame Aqui.

Tipos de investimentos

Para entender melhor o cenário de investimento vamos olhar a quebra por Renda fixa e variável.

Volume de publicações por tipo de investimento

Como vemos no gráfico a Renda variável acumula mais publicações que a Renda fixa, 71% e 29% no acumulado

Como também apresentou maior crescimento de publicações do que a renda fixa, quando comparamos o terceiro com o segundo trimestre deste ano, 80% e 50% respectivamente.

Claro que não podemos deixar de lembrar que houve um aumento em publicações na redes sociais de forma geral devido ao isolamento social.

Renda variável

Termos relacionados do War-Room Stilingue| Renda variável

Ao analisar as publicações sobre a renda variável o tipo de investimento sob Ações é o mais relevante presente em 41% das publicações.

Em seguida vemos os Fundos Imobiliários em 8% das publicações sendo debatido entre os especialista onde avaliam se vale a pena investir quando comparado com as ações.

Ainda, quando analisamos o elemento “como investir”, as publicações contemplando Fundo Imobiliário aparecem 5 vezes mais que no terceiro trimestre contra o anterior

Enquanto que Ações que já apresentava um número maior de publicações, não apresentou um número tão grande quanto os Fundos Imobiliário, crescendo apenas 24%.

Outro tipo que também é debatido é o investimento no mercado imobiliário, seu volume de publicações no terceiro trimestre é de duas vezes maior do que no segundo trimestre deste ano, que é influenciado pela baixa histórica da taxa básica de juros, a Selic.

Dentro do contexto temos as principais instituições financeiras, assim como empresas do ramo imobiliário.

Ranking AAA do War-Room STILINGUE

Renda fixa

Termos relacionados do War-Room Stilingue | Renda fixa

Na Renda fixa o Tesouro Direto está presente em 20% das publicações sendo o Tesouro atrelado a taxa Selic mais discutido,7%.

Dado a baixa histórica da taxa Selic a Poupança, 7% também entra em jogo onde passa a ser discutido se vale a pena deixar o dinheiro na poupança quando comparado com investimentos atrelados a Selic.

Ainda, outro tipo de investimento amplamente discutido é o CDB com 13% de importância no contexto de renda fixa.

Por fim as principais instituições financeiras e empresas do setor.

Ranking AAA do War-Room STILINGUE

Considerações

Através da análise foi possível identificar que nas redes sociais existem diversos especialistas e blogs que abordam a temática sobre investimento de forma geral abordando dúvidas e analise de tipos de investimento que seja melhor para os investidores.

Portanto, há oportunidades para as instituições financeiras acompanharem as dúvidas dos seus clientes, presente em 3% das publicações, com o objetivo de fornecer as informações mais adequadas para tomada de decisão.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.