Drops do mercado | Junho 2020
No dia 15 de julho realizamos uma análise sobre o lançamento do método de pagamento através do Whatsapp mostrando a vantagem que seria para os pequenos empreendedores.
Porém no dia 23 de junho o Banco Central suspendeu o serviço.
Como podemos ver a relação com o PIX?
O gráfico nos mostra dois picos de publicações no período de três meses sobre o termo PIX.
Primeiro o lançamento do Whatsapp Pagamentos, dia 16 de junho quando mencionaram que poderia ser integrado com o PIX.
E o segundo no, dia 23, quando o presidente do Banco Central, Roberto Campos, discursou na reunião do Fórum Pagamentos Instantâneos as novidades sobre o PIX.
O Twitter é o canal com maior representatividade, 69% logo depois o Facebook com 17% e o por último o Youtube com 9%.
O que é o sistema PIX?
Primeiramente é um sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central lançando em fevereiro de 2020 e a previsão que comece a funcionar em novembro deste ano.
Além de pagamento também permitirá realizar transferência bancária simultâneas de forma eficiente e segura sem limite de horário.
E na reunião o presidente do Banco Central, Roberto Campos, informou a novidade que a pessoa física poderá realizar saque por meio das lojas varejistas
Concorrência
Assim como vimos o sistema permitirá pagamentos podemos encontrar publicações mencionando uma possível concorrência entre o PIX e Whatsapp Pagamentos.
Nesse sentido as publicações mencionam que o Banco Central não gostaria da concorrência.
Em contrapartida é possível que o Whatsapp venha aderir ao PIX, podendo ser uma retomada do serviço do aplicativo quando o sistema passar a funcionar.
Considerações: Como vimos o cenários de inovação de sistema de pagamentos no Brasil está bastante voltado para o sistema do Banco Central, o PIX.
Ainda é incerto que o Whatsapp Pagamentos funcionará no Brasil antes do PIX.