Drops do Mercado | Outubro 2020

No fim de junho, foi feito uma análise no blog da suspensão do pagamento via Whatsapp e a sua relação com PIX que teria seu início previsto para novembro deste ano. Mas o que é esse sistema? O PIX é um meio de pagamento instantâneo que permitirá a realização de transferências e pagamentos com menores custos.

O Banco Central decidiu antecipar o lançamento do PIX para o dia 5 de outubro, com isso decidimos analisar qual foi o impacto do lançamento da primeira etapa deste serviço nas redes sociais.

Análise inicial

No gráfico abaixo, é possível identificar que não se falava muito sobre o PIX de agosto até poucos dias atrás nas redes sociais:

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE PIX
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

O grande volume de publicações ocorreu no dia 5 de outubro, devido ao seu lançamento para cadastramento da chave nos bancos. Este dia específico foi responsável por quase 27% do total de publicações capturadas neste período.

O Twitter foi o canal com mais menções sobre o PIX, com 77%, seguido do Facebook e Yotube. As conversas em sua maioria teve um teor neutro (49%), seguido de negativo (27%) e por fim positivo (25%).

O que estavam falando do PIX?

Gráfico 02: termos no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Quando analisamos os termos das publicações, é possível encontrar palavras como chaves, TED e DOC, App e cadastro.

Chaves

No caso de pessoas que possuem mais de uma conta, surgiu comentários sobre a quantidade de chaves cadastradas em bancos diversos, se tornando um processo confuso para alguns. Assim como as possíveis chaves de identificação como CPF, e-mail e telefone.

TED e DOC

A comparação foi inevitável entre os modelo já existentes de transferências para o novo. Segundo os internautas, a comparação foi sobre a rapidez da transferência e a tarifas.

Aplicativo

Da mesma forma que falaram sobre as vantagens do sistema, houve bastante comentários sobre não saber se cadastrar, aplicativos travando, demora no cadastro, erro no aplicativo, instabilidades e bloqueio de acesso.

 Banco Central

O Banco Central foi mais mencionado por portais de notícias, que divulgou o grande volume de cadastros da chave “PIX” em tão pouco tempo, ou seja a sobrecarga é o que poderia ter levado a muitos aplicativos de banco à instabilidade.

Algumas das marcas que estavam inseridas nas conversas do público eram o Banco Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Nubank.

Considerações

Com o social listening foi possível notar o crescimento súbito das conversas sobre o lançamento do sistema. Além disso, permitiu monitorar os termos conectados ao sistema PIX, como expectativas para iniciar o novo meio de pagamento sem taxa e preocupações com a segurança dos dados.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário