Apesar da flexibilização em alguns locais do Brasil, as perspectivas de vendas para o Dia dos Pais de 2020 ainda são baixas. Comparando com o ano passado, a projeção é de queda de 20% no comércio, segundo pesquisa do Sebrae/MS em parceria com IPF/MS. Para entender quais as tendências, expectativas e interesses dos consumidores para a data comemorativa, analisamos o que os internautas comentaram nas redes sociais durante o último mês.

Nessa época do ano, filhos e filhas começam a se programar para presentear o paizão que cada um tem em suas vidas, seja ele biológico, de criação, o tio, avô, irmão, e até mães de dupla função. Entretanto, devido a crise que vivemos devido à Covid-19, a maioria está em busca de alternativas seguras para presentear seu ente querido e não deixar essa data passar em branco. 

Pensando nisso, com todas as particularidades que vivemos no mundo atualmente, entender como essa ocasião será comemorada é muito importante para diversos setores e pessoas em todo o Brasil. Assim, criamos uma análise com as conversas nas redes sociais e destacamos os resultados mais relevantes. 

Dados Gerais

Foram coletadas 32.009 publicações relacionadas ao Dia dos Pais, do período entre 01/07/2020 e 27/07/2020.

Dentre os posts deste universo separamos alguns destaques. 

Comparação entre 2020 e 2019 

Inicialmente, realizamos uma pré-análise com o Radar da STILINGUE com o termo “Dia dos Pais” durante o mês de Julho de 2020.

Imagem 1: Gráfico de termos relacionados do RADAR STILINGUE
(2020)

Nesta pesquisa rápida, podemos destacar os termos presente, produtos, e kit que resumem as narrativas das conversas voltado ao interesse do consumo. O que também é evidenciado pelas palavras compras, frete grátis, e promoção na rede de termos acima.

A mesma pesquisa feita com o mês de Julho de 2019, mostrou semelhanças nos termos e narrativas do tema.

Imagem 2: Gráfico de termos relacionados do RADAR STILINGUE
(2019)

Entre elas, as palavras presentes, descontos, e compras se mantém entre as principais conversas em ambos os anos. 

Interessantemente, houve um aumento de interesse em kits de presentes para os pais no ano de 2020. Isso provavelmente, é decorrente da praticidade que os kits das empresas trazem aos consumidores em formato de presente pronto para envio. Esses pacotes personalizados podem ajudar pequenos e médios comerciantes a manter seus negócios na ativa. 

Ao colocarmos o termo “Dia dos Pais”, “2020” e “compras” no centro da nossa análise é possível identificar na wordcloud abaixo termos que apontam para a preferência por compras em lojas virtuais.

Imagem 3: Gráfico de Termos Correlacionados (Wordcloud) do WAR-ROOM STILINGUE

Após essa breve análise, realizamos uma pesquisa mais abrangente com os principais segmentos varejistas, para entender quais destes despertam maior interesse nos consumidores em 2020.

Quais setores se destacam em 2020?

Imagem 4: Gráfico de Distribuição por Temas  do WAR-ROOM STILINGUE

Entre os 10 temas com mais publicações, os setores com maior participação foram:

  • Roupas (28,5%)
  • Acessórios (17,0%)
  • Bebidas (14,3%)
  • Perfume (12,28%)

Abaixo, destacamos os principais termos desses segmentos com exemplos de postagens e assuntos com maior presença no nosso estudo.

Roupas

Entre os produtos de vestuário, os termos mais citados nas conversas destacam-se:

  • Camisa
  • Camiseta
  • Camisa de time
  • Blusa 

Acessórios

No grupo de acessórios, podemos destacar como os itens que apareceram com maior frequência no conteúdo coletado:

  • Relógio
  • Boné
  • Caneca
Imagem 5: Gráfico de Termos Correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Bebidas

Mesmo sendo bastante presente nas conversas, nenhuma marca de bebida se destacou em nossa pesquisa. Isso pode indicar uma oportunidade para que as marcas desse segmento entrem na conversa e se aproximem dos clientes.

Destaque ainda para procura e oferta de:

  • Kits personalizados
  • Cervejas artesanais
  • Vinhos
  • Cápsulas de café

Marcas Influenciadoras

Entre as top 10 marcas influenciadoras, segundo metodologia AAA da STILINGUE, neste ano, destacam-se:

  • Riachuelo
  • Renner
  • Americanas.com
  • Jequiti com duas redes sociais Twitter e Instagram na 4 e 9 posição respectivamente.
Imagem 6: Gráfico de Influenciadores Ranking AAA do WAR-ROOM STILINGUE

Ainda com o foco em marcas, o canal de maior presença foi o Twitter que concentrou 48% das publicações coletadas no painel. Seguido de perto por Instagram com 18% e os Portais em terceiro lugar com 12% de engajamento social.

Imagem 7: Gráfico de distribuição de canais do WAR-ROOM STILINGUE

Presentes diferentes …

Presentes criativos e personalizados se destacam em meio a pandemia e ao isolamento social. Em meio a idéias originais e novidades, destacamos algumas tendências que surgiram em nossa pesquisa.

Adequado ao momento atual, o Kit higiene de prevenção contra o Covid-19 vem com estampas personalizadas de máscara e porta óculos estilosos. Um grupo curioso de produtos são os colares difusores de aroma, para promover o bem estar de nossos progenitores. Para aqueles filhos preocupados com a saúde mental do pai, porque não dar uma sessão de terapia on-line de presente?! 

Principais comemorações

Muitos comemoram o dia dos pais com um churrasco em família. Por isso, não é surpreendente que neste período, muitos posts foram sobre churrasco e produtos relacionados. Dentre os comentários coletados, houve um destaque em acessórios e kits para churrasco.  

Lives Especiais

Os que buscam animação no dia dos pais já podem se programar para assistir as lives. A live especial anunciada do cantor Daniel já está agendada para o dia 09 de agosto e se destacou em nossa pesquisa. A antecipação do evento virtual gerou um buzz entre fãs do cantor, amantes da música sertaneja, e aqueles em busca de comemorar em casa com segurança ao lado de seus familiares.

Outra live que já começa a gerar expectativas é a do cantor Zeca Pagodinho, como mostra a publicação coletada no nosso painel especial.

À primeira vista, os interesses do consumidor são similares ao ano passado. Entretanto, as análises mais completas indicam uma tendência de mudança na forma que clientes interagem e compram. Em um ano atípico como o que vivemos, devido ao isolamento social, as compras online tendem a aumentar, seja por promoções, praticidade ou até mesmo por motivos de segurança. 

No ano de 2020, a comemoração do dia dos pais será recheada de música, churrasco, bebida, kits, e presentes. Entretanto, será um pouco mais aconchegante porque tudo isso será consumido por pais e filhos(as) sem sair de casa.

Autor

Fernando Louro é formado em Jornalismo com experiência em comunicação e marketing digital. Desde 2010 no mercado, trabalhou em empresas de mídia impressa, portais de notícias e tecnologia. Atuou como Redator, Editor de Conteúdo, CM e Especialista em Mídia programática. Na Stilingue, trabalha com produção de conteúdo, capacitação de clientes, e com criação de estratégias para diversos segmentos.

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