Confira como o STILINGUE Benchmarks auxiliou a DM a calibrar estratégia de conteúdo nas redes sociais e potencializar seu engajamento.

A DM é uma empresa de serviços financeiros fundada em 2002, com o objetivo de simplificar e democratizar o acesso ao crédito  na nossa sociedade. Ao longo desses 20 anos, a marca se destacou como uma das líderes no mercado private label (cartões de loja), contabilizando mais de  5 milhões de cartões emitidos, mais de um milhão de clientes ativos.

Parceira da STILINGUE desde 2020, a DM foi uma das primeiras marcas a testar o STILINGUE Benchmarks, uma nova funcionalidade fácil e inteligente para comparar e entender a concorrência. Durante os meses utilizando Benchmarks, a marca pode analisar sete marcas de concorrentes do mesmo segmento de atuação, e outras e com isso identificar insights relevantes para as estratégias dos times Institucional e de Performance. 

“Dentro dos times institucionais, está sendo muito legal trabalhar com Benchmarks, a gente já implementou algumas mudanças nos processos de trabalho através dos dados que a gente tem lá.” conta Ana Lucilia Paixão Rodrigues, Marketing Institucional da DM.

Entre essas mudanças, a estratégia de conteúdo foi uma das mais impactadas:

“Observamos bastante em relação a quantidade de posts e conteúdos mensais. A DM fazia muitos conteúdos e de repente percebemos que não precisamos de tanta quantidade, e sim de qualidade e relevância”, diz Analu. Essa nova proposta foi implementada já no mês de março e surtiu bons resultados para a DM.

A marca já tinha a mentalidade de prezar mais pela qualidade dos conteúdos e não pela quantidade. A partir da análise rápida dos concorrentes feita com Benchmarks, esse insight se destacou ainda mais e promoveu outra mudança no calendário de publicações da marca:

“Além do número de postagens, percebemos a importância de observar os formatos dos conteúdos. Formatos que não são tão utilizados pelo mercado, passamos a diminuir a frequência. Por outro lado, intensificamos a quantidade de vídeos, por exemplo, que trazem ótimos resultados de engajamento.”

Tudo isso possibilitou aos times ter um olhar mais estratégico e crítico sobre métricas e sobre quais formatos estão dando mais resultados nas redes sociais. Além disso, outras funcionalidades do Benchmarks que ajudaram bastante os times foram a nuvem de termos e os gráficos de sentimentos. 

Os insights de terminologia dos concorrentes serviram de referência para desenvolver conteúdos e ações. Para Analu faz todo sentido visualizar essas informações: “Assim a gente consegue entender qual conteúdo está engajando e trazendo seguidor”. 

Renata Gomes, responsável pelas campanhas digitais complementa “Em casos de campanhas não conseguimos tomar alguma ação imediata, mas em casos de posts com temas em comum, conseguimos pegar como inspiração, mas é interessante mostrar o que traz mais seguidores e engajamento, e isso na ferramenta me chama atenção de cara, até visualmente falando”.

Com todos esses dados em mãos, a DM consegue analisar os KPIs dos concorrentes e marcas inspiradores e direcionar estratégias, auxiliar no relacionamento com clientes e saber quando, onde e como se posicionar nas redes sociais. Sobre a importância do Benchmarks no sucesso das redes sociais da DM, Analu é categórica: “A gente não sabia que precisava até a gente ver o que tem”.

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Para saber mais sobre o STILINGUE Benchmarks, acesse https://conteudos.stilingue.com.br/stilingue-benchmarks 

Autor

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.

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