Uma das maiores vantagens que o Social Listening nos proporciona é a possibilidade de trazer o tempo real para análise. Se geralmente pesquisas de dados envolvem uma tratativa mais demorada das informações, quando a fonte é escuta das redes sociais, com a ferramenta de monitoramento adequada, o entendimento correto seguido pela tomada de decisão mais facilitada traz a agilidade que sua operação precisa para atuar.

Imagine, por exemplo, que uma empresa de tecnologia está se programando para o maior lançamento do ano: a divulgação de uma nova câmera de ação. E desta vez, em um evento 100% digital. Depois de 2h de duração, os produtores do evento percebem que a taxa de visualizações simultâneas foi caindo ao longo do anúncio e ao fim, pouco menos de 100 internautas estavam presentes. Em uma análise posterior, repararam que nas interações, os usuários comentaram sobre falhas no áudio e dificuldades de acompanhar a fala do apresentador.

É um exemplo radical, mas pense como a repercussão poderia ser outra, se a equipe tivesse entendido logo nos primeiros instantes e agido para resolver a situação.

O monitoramento de redes sociais em tempo real é o que possibilitaria essa escuta eficiente.

Social Listening para eventos

De forma prática, implementar o social listening nestes momentos irá garantir que sua marca entenda o pulso dos internautas e como a mensagem tem sido recebida: a organização do evento está dentro das expectativas? Ocorreu alguma situação sensível envolvendo colaboradores? Tiveram problemas técnicos? Algum parceiro comentou algo que não deveria? Os resultados estão melhores ou piores que de campanhas anteriores? Como fazer para ampliar os impactos? Existem alterações que devem ser consideradas? As mensagens que a marca deseja reforçar estão sendo bem recebidas pelo público?

Atenção especial

Já entendendo os motivos para considerar este tipo de operação e ainda mais os ganhos e as vantagens, saiba também que existem algumas particularidades às quais você deve se atentar. Confira:

  • Utilize uma ferramenta de Social Listening para trazer agilidade e profundidade nas análises;
  • Organize palavras-chave, hashtags, nomes e outros que sejam relevantes para o momento e não perder nenhum conteúdo;
  • Defina os KPIs a serem metrificados;
  • Avalie conteúdos antes, durante e depois do evento para entender quais mudanças quanti ou qualitativas ocorreram;
  • Compare as informações com histórico para entender impactos positivos ou negativos;

Exemplos práticos

Algumas das situações mais comuns em que as equipes de comunicação se preparam para um acompanhamento em tempo real:

  • Eventos abertos ao público
  • Lançamento de novos produtos
  • Ativações com influenciadores
  • Campanhas cross media, com inserções em outros meios (televisão, por exemplo)
  • Lives
  • Treinamentos 
  • Webinários
  • Programas ao vivo

Relatório prático

Para te ajudar, o time de Education da STILINGUE produziu ainda um modelo de relatório de Análise de eventos com foco em dados oriundos do Social Listening.

Veja dicas de como utilizar os gráficos do War-Room STILINGUE e formas de incrementar suas análises nos dois materiais disponíveis:

Autor

Guilherme Fantinatti é formando de Relações Internacionais pela Anhembi Morumbi e extensão em UX Experience pela PUC-SP. Já trabalhou na área de experiência do cliente no Nubank, Udacity e Wildlife Studios. Na Stilingue, trabalha com produção de conteúdo, capacitação de clientes e criação de estratégias para marcas de diversos segmentos. É Gay e militante da causa LGBTQ+.

Escreva um comentário