As redes sociais transformaram profundamente a forma de consumir e produzir conteúdo, falar com pessoas e acompanhar as notícias. No mundo das empresas, essas redes também tiveram um grande impacto – que vai desde a criação de propagandas, atendimento aos clientes, interação, lançamento de produtos e serviços, manutenção do relacionamento pós-venda, entre outros exemplos.
Segundo dados divulgados pela plataforma Cupom Válido, nada menos do que 4.2 bilhões de pessoas utilizam essas redes no mundo – o que equivale a 53% da população mundial. Ou seja: nenhuma empresa pode abrir mão de criar estratégias específicas para cada uma das redes sociais.
Isso é verdade especialmente no Brasil – o terceiro país que mais gasta tempo nas redes sociais por dia (3 horas e 42 minutos)- ficando atrás apenas de Filipinas e Colômbia, respectivamente. Embora a idade dos que mais utilizam essas redes seja de 16 a 24 anos, elas têm alcance entre pessoas das mais diferentes idades e contextos.
Monitoramento
No mundo digital, o volume de dados gerados a cada minuto é enorme. Isso exige que as empresas tenham metodologias e tecnologias de ponta para conseguir monitorar as redes sociais a fim de obter informações relevantes, como as reações do seu público a uma nova campanha, a um determinado produto ou serviço, bem como possíveis críticas ou repercussões que podem indicar o começo de uma crise.
Esse processo é trabalhoso, pois envolve não só coletar as informações compartilhadas por milhares de usuários, mas também compreender em que contexto elas ocorreram. Isso é o que marca um bom monitoramento: precisão e contextualização.
Mas, como tudo mais no mundo dos negócios, isso não pode levar muito tempo para ser feito, especialmente quando o contexto em questão envolve críticas de clientes. Por isso, é preciso contar com bons profissionais e uma tecnologia capaz de captar as informações realmente relevantes e organizar isso em um único lugar, permitindo um trabalho integrado das equipes que vão analisar essas informações na busca de insights importantes para a marca.
Plataforma STILINGUE
A STILINGUE é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) que permite a gestão de marcas em tempo real, a partir da opinião espontânea dos consumidores nos diferentes canais digitais.
A nossa inteligência artificial possui o motor de processamento de linguagem natural que compreende, resume, prioriza e classifica os sentimentos das interações e menções à marca, além de agrupar termos, identificar logos, objetos e sentimentos em imagens. São mais de 5.8 trilhões de combinações possíveis para filtros, cruzamentos e visualização de dados.
A nossa plataforma coleta, interpreta e resume os dados obtidos de diferentes redes sociais, além de fóruns, sites e blogs. E o melhor: essa escuta ampla é realizada em tempo real e organizada em um só lugar, para que nenhum dado seja perdido e a sua estratégia de inteligência de mercado e atendimento ao consumidor seja centralizada.
Assim, cada empresa pode conectar seus diversos canais digitais em um única plataforma para monitorar o comportamento do consumidor, o mercado e seus concorrentes com dados estruturados em dashboards pré-setados para análise de informações que já foram integradas. Com a STILINGUE, é possível identificar a preferência e o engajamento do público em cada canal
Ao pesquisar sobre um tema, o usuário pode ver a representatividade nas redes sociais e como esse tema é citado em diferentes ambientes virtuais dependendo do gênero e ocupação dos internautas, além do sentimento de suas publicações, os termos relacionados e até os influenciadores que mais citaram esse assunto.
Existem basicamente duas formas de monitorar os assuntos: a pesquisa rápida e a personalizada – que oferece inúmeras opções para acompanhar os resultados dos relatórios em tempo real.
Eficiência operacional
Com a STILINGUE, a sua empresa aumenta a sua eficiência operacional interna com monitoramento completo dos seus canais digitais, tendo à disposição um arsenal de informações valiosas e completas sobre os assuntos que a marca precisa acompanhar. Com os dados levantados por essa plataforma, a equipe trabalha com mais eficiência, reduzindo o investimento operacional.
Para acompanhar de forma minuciosa o que o público está falando sobre a sua marca e utilizar esses dados para produzir melhores estratégias de interação, divulgação e lançamento. Acesse o nosso site para descobrir melhor como podemos impulsionar os resultados do seu negócio!