A digitalização do mundo nas últimas duas décadas transformou completamente o mundo corporativo. Qualquer que seja a área de atuação de uma empresa, ela precisa ter a melhor tecnologia para as suas atividades e profissionais antenados nas últimas tendências digitais a fim de melhorar a produtividade, criar produtos e estratégias inovadoras e garantir uma ótima experiência de compra aos clientes.

O cenário econômico atual é cada vez mais competitivo e tecnologicamente complexo. As redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para diversas atividades, desde anunciar novos produtos e serviços até criar um relacionamento com o público e mensurar como está a percepção dele sobre a marca. 

Através dessas redes, as empresas podem estabelecer um contato direto e personalizado com potenciais clientes e receber avaliações dos seus produtos e serviços, o que é fundamental para aprimorá-los cada vez mais.

Social Listening

Por isso, é essencial desenvolver um bom social listening, processo de identificação sistemática de comentários e conversas importantes para uma marca em diferentes canais digitais (como redes sociais, sites especializados, comunidades, fóruns, blogs, entre outros).

Um bom social listening permite à empresa ser a primeira a saber o que está sendo falado sobre a sua marca, quais são as novas tendências em seu segmento, o que os concorrentes tem feito de inovador e quais são reclamações mais frequentes dos clientes da empresa e de outras companhias daquele segmento. A partir de um levantamento preciso de dados, a companhia pode rever suas estratégias e melhorar seus processos de modo contínuo e se diferenciar no mercado. 

Hoje, não basta oferecer bons produtos e serviços com um preço competitivo. É necessário garantir uma ótima experiência de compra em todas as etapas, mantendo uma comunicação assertiva e ótimo atendimento para solucionar dúvidas que podem surgir durante a compra e no pós-venda. 

Para isso, é preciso compreender os sentimentos, motivações e problemas dos clientes. Por isso o social listening é diferencial: ele coleta as emoções, percepções e avaliações do público a fim de dar insights relevantes para que um negócio tome as decisões mais inteligentes.

Outra ocasião que precisa de um bom social listening é no gerenciamento de crises: qualquer problema ou ameaça para a marca pode se tornar uma grande crise, o que exige monitoramento constante para antecipar o que pode motivar tais crise e criar soluções eficazes e rápidas.

Quando começar?

Desenvolver um bom social listening requer investimentos tanto em mão-de-obra qualificada quanto em tecnologias eficientes para levantar, organizar e analisar esse grande volume de dados através da Inteligência Artificial (IA). 

Outro recurso importante para esta coleta e análise é o Big Data, área de conhecimento que capta, armazena e organiza um grande volume de informações em um curto período de tempo e com uma menor taxa de erros.

Muitas empresas ficam na dúvida sobre qual é o melhor momento de começar a investir. Para verificar se agora é a hora do seu negócio fazer isso, confira o simulador em nosso site.

A STILINGUE é uma plataforma de social listening multicanal que utiliza IA para coletar, entender, resumir e classificar a opinião pública coletada em diferentes ambientes virtuais em um só lugar.

Somos uma Plataforma de Listening Multicanal, com Inteligência Artificial, que coleta, entende, resume, prioriza e classifica a opinião pública em um único lugar, apoiando as marcas a identificarem oportunidades. 

Nossa plataforma analisa e resume mais de 50 milhões de conteúdos diários obtidos de 100 fontes diferentes a partir de diversos filtros, a fim de otimizar o processo de coleta e organização de dados. O nosso social listening permite às empresas realizarem análises complexas e mais inteligentes sobre os aspectos que precisam ser corrigidos e as estratégias que dão o resultado esperado. Acesse o nosso site e fale com um de nossos representantes para compreender como a STILINGUE pode otimizar os resultados do seu negócio!