A criação e a consolidação de marcas são processos fundamentais e trabalhosos, pois exigem um bom levantamento de dados e ótimas análises para definir as melhores estratégias para chegar ao público. Além do site, as marcas precisam estar atentas aos diferentes pontos de contato com os clientes, pois cada um deles tem os conteúdos, formatos e periodicidade mais adequados. 

Em um mercado cada vez mais disputado e interconectado, as redes sociais ganham cada vez mais relevância em diferentes processos de uma empresa – desde conhecer o seu público, lançar produtos e campanhas e acompanhar a percepção dos clientes sobre eles, gerir crises até antecipar tendências e buscar novos clientes. Nesse contexto, cresce a importância da Community Management – ou Gerenciamento de Comunidades.

O que é

No senso comum, quando se diz “comunidade”, a maioria das pessoas pensa em um único lugar físico. Contudo, no mundo virtual, a gente sabe que uma comunidade está espalhada em diferentes lugares físicos e sites ou plataformas: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Snapchat, fóruns, entre outros.

E quem são as pessoas que formam uma comunidade importante para uma marca? Os atuais clientes, o seu público-alvo e todas as pessoas que interagem com ela diretamente e indiretamente online.

Uma diferenciação básica e importante deve ser feita entre Gestão de Redes Sociais e Gerenciamento de Comunidade. A primeira se refere à produção de distribuição de conteúdos para as redes sociais e tem como foco o alcance, o engajamento e o tráfego que eles trazem para o seu site. Já o segundo envolve um trabalho mais estratégico e se preocupa com o que acontece antes e depois da publicação, ouvindo e participando das discussões relacionadas à marca.

Social Media Marketing, ou Gestão de Mídias Sociais, é a produção e distribuição de conteúdo social para alcançar novos clientes e se comunicar com seus atuais. Aqui, você pode focar em coisas como alcance, engajamento e quanto tráfego um post traz para o seu site.

Importância

Um bom gerenciamento de comunidades é fundamental por diferentes razões. Uma delas é o seu potencial em transformar clientes fiéis em fãs (o que os motiva a divulgar a marca positivamente entre seus amigos, familiares e seguidores). Além disso, esse gerenciamento é fundamental na hora de lidar com crises e permite respostas rápidas e realmente conectadas com as críticas do público.

Um bom Community Management também é importante para buscar novos clientes e fazer parcerias estratégicas com outras marcas e influenciadores digitais, por exemplo. No que se refere às redes sociais, esse gerenciamento permite obter feedbacks diretos e honestos sobre os seus produtos e serviços e, com isso, mais possibilidade de oferecer algo que realmente atenda as necessidades e exigências dos consumidores.

Além de interagir nas redes sociais da marca e monitorá-las com métricas, os profissionais responsáveis elo Gerenciamento de Comunidade criam conteúdos para sites, redes sociais, blog, newsletters, releases, etc; definem estratégias de conteúdo (tipos, formatos e periodicidade), analisar público-alvo, analisar a concorrências e planejar eventos.

Desafios

Mediante um grande volume de informações, não é difícil constatar que o Community Manager requer boa organização e metodologia para não só coletar esses dados e respondê-los, mas também para criar estratégias eficazes com eles.

Outros grandes desafios para realizar um bom Gerenciamento de Comunidade é a necessidade de profissionais qualificados e de tecnologias adequadas. Além disso, o Community Manager deve ter uma boa integração com as demais áreas da empresa e autonomia para propor e executar. 

Na maioria das empresas, esses profissionais ainda são responsáveis pelas interações da marca e atuam poucas vezes em planejamento estratégico. Em um Community Management bem estruturado, esse profissional participa da construção de conteúdo junto à equipe de criação, para que os diferentes pontos de contato da marca estejam realmente alinhados com as necessidades dos clientes.

A Stilingue é uma plataforma com Inteligência Artificial brasileira que conecta os diferentes canais digitais de uma empresa e coleta e organiza  de forma estruturada as opiniões dos clientes em um só lugar. Na prática, isso permite às empresas obterem insights relevantes e anteciparem oportunidades inovadoras.  

Nós sabemos que uma boa conversa não implica apenas falar para alguém mas, sobretudo, em saber ouvir com atenção. Fale com a nossa equipe para entender melhor como implementar a estratégia de Community Management para melhorar os resultados do seu negócio!

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