Hoje é difícil lembrar como era a vida sem a internet. Comprar produtos e serviços, estudar, assistir filmes e séries, baixar livros, pagar contas, pesquisar roteiros turísticos ou a avaliação de consumidores sobre uma empresa, pedir comida… o nosso cotidiano está repleto de exemplos de como a vida está mais digitalizada.

Dados do Global Digital Report apontam que, no fim de 2021, o mundo tinha 4,6 bilhões de internautas – um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior. Além disso, a pesquisa mostra que o tempo de conexão na internet também aumentou: a média global foi de 6 horas e 54 minutos por dia (número que chega a 10 horas e 08 minutos no Brasil, que ocupa o segundo lugar do ranking mundial, ficando atrás apenas das Filipinas).

Os brasileiros também se destacam no que se refere ao tempo diário conectado a redes sociais. Enquanto a média global é de 2 horas e 25 minutos, a média brasileira (a terceira maior do mundo) é de 3 horas e 42 minutos. Esses dados evidenciam a importância de um bom Social Listening.

O que é

Social Listening (ou “escuta social” em português) é o levantamento de dados sobre comentários, palavras-chave, termos específicos e conversas relevantes para uma marca em diferentes ambientes digitais como comunidades, sites especializados, fóruns, redes sociais, entre outros.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, as empresas precisam de dados relevantes antes de definir as melhores estratégias, produtos e soluções para atender às necessidades dos seus clientes, além de produzir conteúdos e interagir com clientes em diferentes pontos de contato. 

O propósito do Social Listening não é apenas monitorar e responder às interações de clientes, mas principalmente obter insights relevantes que possam trazer oportunidades para um negócio conhecer melhor os seus clientes, antecipar tendências e até gerenciar crises. Essa estratégia também é fundamental para acompanhar o que a concorrência está fazendo e o que está sendo melhor aceito no seu segmento.

Com a ascensão dos influenciadores digitais, o Social Listening também é essencial para encontrar os melhores para a sua marca e, assim, conquistar um público mais. Ao saber a melhor forma de se comunicar com o público, uma empresa ganha uma vantagem competitiva importante em relação aos seus concorrentes. 

Ferramentas

E como funciona o Social Listening? Para realizá-lo, o primeiro passo é incluir a função de monitoramento no trabalho da equipe de social media e planejamento de conteúdo, utilizando as ferramentas adequadas para esse processo.

Após levantar informações em diferentes ambientes digitais, é preciso identificar quais são realmente relevantes e podem ser exploradas pela empresa. Uma vez reconhecidas essas informações, é preciso analisá-las e utilizá-las em estratégias de marketing.

A Stilingue é uma plataforma de Social Listening que usa a Inteligência Artificial para coletar, compreender, resumir e classificar a opinião pública em um único lugar de forma rápida em tempo real e larga escala. O nosso motor de Processamento de Linguagem Natural realiza este processo considerando os termos e expressões utilizados pelo público brasileiro. 

Na Stilingue, existem duas maneiras para acompanhar os assuntos: a partir de uma pesquisa rápida ou de uma pesquisa pré-definida (denominada pela plataforma como “monitoramento personalizado”). 

Essa plataforma também sugere temas e filtros para que o usuário acompanhe melhor a pesquisa. Existem mais de 5,8 trilhões de combinações possíveis para filtros, cruzamentos e visualização de dados de Social Listening e Responding em dashboards automatizados. Isso permite às empresas fazer uma gestão completa da sua marca e do atendimento ao cliente ao identificar padrões, desejos, quedas e picos de comportamento da sua audiência.

A análise em tempo real diz quais foram os principais temas relacionados ao assunto na mídia a partir de termos relacionados e informais, hashtags e até gírias. Os filtros podem ser por canal, tema ou grupo. 

A Stilingue também mostra a evolução dos clusters – ou seja, como a Inteligência Artificial agrupou os assuntos descobertos. Assim, nós garantimos não só um levantamento preciso de um grande volume de dados, mas também que eles apareçam de forma organizada. 

Se a sua empresa ainda não conhece ou não conseguiu desenvolver um social listening realmente eficaz, fale com um de nossos consultores para entender como podemos melhorar os resultados da sua empresa!

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