Um dos setores que mais precisou se reinventar em 2020, o segmento de Comidas e Bebidas trouxe mais de 42 mil citações nas redes sociais logo no primeiro mês de 2021, um volume 8% menor quando comparado com o ano anterior.
Confira o que os brasileiros comentaram sobre nas redes sociais neste post.
Quem influenciou as conversas?
- Nutricionista Patrícia Leite: a nutricionista compartilha principalmente receitas e dicas de alimentos que apoiam uma vida mais saudável (que auxiliam a diminuir pressão arterial ou diminuir dores musculares, por exemplo).
- Culinária em Casa: o canal foca em receitas práticas e rápidas para o dia a dia. Luciana mescla também no discurso uma abordagem religiosa.
- Cleo Alves: grande parte das receitas compartilhadas por Cleo trazem opções para quem tem restrições alimentares – opções sem gluten, sem lactose.
- Lar Doce Sal: é um canal com apelo para pratos caseiros simples e práticos de serem replicados no dia a dia.
- Delícias da Cris: focado em sobremesas, o canal destaca opções de confeitaria, doces e bolos decorados.
- Diva aos 50: o canal de Maria da Paz traz dicas para um envelhecimento saudável, com receitas simples e rápidas, produtos naturais e dicas práticas.
- Dieta na Prática: canal com dicas de dietas com foco, principalmente, em emagrecimento.
- Vegan and Colors: Ana Cristina conta, através da sua experiência pessoal, como é ter uma alimentação baseada em plantas. Ela compartilha receitas nutritivas veganas com ingredientes saudáveis.
- Ju Tollayne: sem uma temática fixa, o canal de Ju Tollayne acompanha o dia a dia da youtuber e atividades caseiras como compras, limpeza, cozinha, construções e etc.
- Marcyah Cozinha Positiva: truques e dicas para receitas práticas com foco na comida da família.
Influenciadores x Termos
É clara a predominância do Youtube entre os principais influenciadores que comentam sobre o segmento de Comidas e Bebidas.
Ana Maria Braga surge como o único perfil com atuação significativa na rede Facebook.
Entre os assuntos e preocupações mais identificadas nas narrativas de influenciadores estão:
- Quantidade de açúcar nas receitas e preocupação com diabéticos (4%)
- Opções Low Carb (4%)
- Facilidade (<1%) e rapidez (3%) para elaboração
- Dicas e ingredientes que aumentem imunidade (4%)
- Opções para incrementar o café da manhã (<1%)
Aprofundando nos temas mais mencionados
Em janeiro de 2021, análise dos conteúdos mais frequentes percebe-se que os principais interesses dos internautas recaíram sobre:
- Sobremesas (14,5%)
- Receitas (14,5%)
- Alimentação vegana (8,8%)
Frente ao cenário apresentado em 2020, que trazia:
- Alimentação vegana (11,9%)
- Sobremesas (9,9%)
- Bebidas industrializadas (8,3%)
Ganham relevância, assim, marcas como Starbucks (24,3%), Kopenhagen (5,2%) e Heinz (3,6%), as 3 mais citadas no período.