Desde a década de 60, o dia 12 de Outubro é uma das datas mais aguardadas pela molecada brasileira. Acompanhado por um feriado religioso, crianças em todo país celebram o seu dia recheado de presentes, passeios, e brincadeiras junto à família e amigos. 

Esse ano, elas receberam um presente inesperado em meio à pandemia: mais tempo com suas famílias. Muitos super heróis ao olhos das crianças, tiveram que se desdobrar em meio ao home-office, jornada dupla de trabalho, desemprego, aulas virtuais, ensino em casa e isso tudo sem deixar de dar atenção aos filhos. 

Assim, no Dia das Crianças todos terão que usar a criatividade para deixar esse dia mais especial. Isso exigirá capacidade de readaptação, paciência, e cuidado com a saúde dos entes queridos. 

Além da preocupação em manter saudáveis suas vendas, o setor varejista está buscando soluções para manter seus clientes e funcionários seguros e evitar aglomerações. Com isso, trouxemos algumas informações sobre o que as pessoas estão comentando desse dia.

Dados Gerais da Pesquisa

Foram coletadas 36.390 publicações relacionadas ao Dia das Crianças, no período entre 01/09/2020 e 06/10/2020. 

Das redes mais utilizadas para comentar sobre a data estão:

  • Twitter (65%);
  • Instagram (11%);

Enquanto isso, distribuição por gênero revela predominância do público feminino:

  • Mulheres (65%);
  • Homens (23%);
  • Organizações/Marcas (12%).

Sendo que os conteúdos são majoritariamente positivos:

  • Positivo (49%);
  • Neutro (35%);
  • Negativo (16%).

Intenção de Compra por Segmentos em 2020

Imagem 1: Gráfico de Distribuição por Temas  do WAR-ROOM STILINGUE

Entre os principais temas com maior quantidade de publicações, os setores com maior presença foram:

  • Brinquedos (58,83%);
  • Vestuário (13,32%);
  • Jogos (10,19);
  • Artigos Esportivos (7,91%).

Quais presentes se destacam?

A fim de encontrar os principais produtos em cada categoria, confrontamos as categorias : Brinquedos/Artigos Esportivos/Jogos e Roupas/Calçados/Acessórios. 

Imagem 2: Gráfico de Duelo de Termos  do WAR-ROOM STILINGUE

Brinquedos/Artigos Esportivos/Jogos

Entre os produtos mais citados dentro desses temas podemos destacar os seguintes produtos:

  • Bonecas
  • Barbie
  • Patins
  • Skate
  • Bola
  • Carrinhos
  • Bicicleta

Duas marcas que marcaram presença em nossa análise foi a Ri Happy e a Mattel. Adaptando-se à pandemia, a Ri Happy lançou um serviço inédito o Disk Brinquedo que funciona via aplicativo do WhatsApp e entrega produtos higienizados na casa dos clientes. 

Essa é uma tendência que muitas lojas estão adotando e até serviços de drive thru surgiram como uma opção. Essas são alternativas seguras e criativas de presentear a criançada como podemos ver na publicação coletada abaixo.

Já a Mattel aparece em destaque com promoções e brinquedos da marca Hot Wheels foi um dos mais citados nas publicações. 

Roupas/Calçados/Acessórios

O setor vestuário por outro lado também marcou presença em nossa análise. No gráfico abaixo, os produtos mais à direita são aqueles exclusivos dessa área.

Imagem 3: Gráfico de Duelo de Termos  do WAR-ROOM STILINGUE

Abaixo estão os produtos de maior número de menções na nossa pesquisa:

  • Calçados Infantis
  • Roupas (Conjunto, Camisa, Chinelo, Blusa)
  • Sandália
  • Tênis

Soluções Criativas de Celebrar a Data com os Pequenos

A busca por soluções criativas em meio a uma pandemia é a principal preocupação daqueles que não querem deixar passar em branco este dia. Pensando nisso, separamos algumas opções divertidas e criativas para nossas crianças.

Imagem 4: Histórias Interativas da Disney

Uma nova alternativa de brincar é a de colocar a imaginação em prática com histórias interativas. A Disney lançou uma nova tendência este ano: histórias virtuais nos aparelhos inteligentes. Através de uma nova tecnologia será possível acessar por comando de voz histórias exclusivas para a data. Com isso, será possível ouví-las por assistentes pessoais como Google e Alexa, termos presentes em nosso gráfico. 

Imagem 5: Gráfico de Termos Correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Outras palavras-chave presentes em nosso gráfico foram brincadeiras, família e brinquedos educacionais indicando a preocupação dos adultos em agregar diversão com educação. 

Ao filtrar por brincadeiras, apareceu o termo piscina inflável, que é uma ótima dica de presente e de aproveitar essa onda de calor de forma segura onde você estiver.

Quem será presenteado?

A felicidade é melhor quando compartilhada. E portanto não é surpresa que além dos filhos e filhas, esse ano terá presente para todos: irmãos, sobrinhos e até afilhados.

Imagem 6: Gráfico Distribuição por Termos (Visão Geral) do WAR-ROOM STILINGUE

Doações

Neste momento de dificuldade econômica, as ações de caridades são mais importantes do que nunca. São tantas crianças precisando e ajuda, e felizmente as intenções do internautas é ajudar em Campanhas Solidárias com doações de doces, bonecas e livros infantis como podemos ver no gráfico abaixo:

Imagem 7: Gráfico de Termos Correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Considerações Finais

Neste dia das crianças, a criatividade será colocada à prova mais uma vez para todos brasileiros. O momento é difícil, mas a realidade atual transformou o lar de pessoas no mundo todo em um castelo ainda mais encantado para os nossos pequenos. Pois é em casa que a alfabetização, mesmo que virtual, está sendo realizada, junto à brincadeiras que antes eram feitas ao ar livre. 

A imaginação será a principal virtude necessária para quem pretende presentear e comemorar o dia das crianças neste ano com a molecada.

Os termos coletados nesta pesquisa demonstram a generosidade do brasileiro. Muitos internautas pretendem se engajar em projetos sociais, auxiliar à arrecadação de brinquedos, participar de campanhas. Assim, espalhar alegria para as crianças mais carentes.

Author

Fernando Louro é formado em Jornalismo com experiência em comunicação e marketing digital. Desde 2010 no mercado, trabalhou em empresas de mídia impressa, portais de notícias e tecnologia. Atuou como Redator, Editor de Conteúdo, CM e Especialista em Mídia programática. Na Stilingue, trabalha com produção de conteúdo, capacitação de clientes, e com criação de estratégias para diversos segmentos.