Drops do mercado | Junho 2020
A medida que vemos o retorno da população de volta às ruas, frequentando estabelecimentos, utilizando carros coletivos e transporte público podemos ver que o cuidado com a higiene passa a ser redobrada.
Como vemos através dos dados coletados no último ano nunca vimos uma preocupação tão grande.
O gráfico apresenta o salto que tivemos nas publicações com a ato de higienizar no período.
E quando analisamos na ótica do setor automotivo, que foi fortemente impactado pela crise já que prevê um recuo de 40% nas vendas de autoveículos novos em 2020, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As marcas estão informando as medidas de segurança para que os consumidores voltem a visitar as lojas, concessionarias e serviços automotivos como também compartilham dicas de higienização do carro.
O carro pode ser um meio de transmissão de diversos vírus e bactérias, entre eles o coronavírus.
Mas como o setor automotivo está se adaptando as novas condições?
Carro
As marcas em geral as marcas publicam através dos seus perfis do Facebook que concentra 92% das publicações seguido do Twitter com 4% e Youtube com 4%
Os principais itens para higienização são ar condicionado, maçanetas, painel, voltante e utilizam a Oxi Sanitização, um limpeza por ozônio que livra a cabine de fungos e bactérias.
Como vemos um setor em crise é possível observar que o cuidado parte de diversos segmentos. As publicações em sua maioria são de seguradoras, montadoras, serviços automotivos e concessionárias que são os perfis que tiveram mais engajamento diante do contexto, a seguir.
Além das concessionarias e prestadoras de serviço a higienização passa a ser uma preocupação de taxistas e aplicativos que funcionam na área do transporte privado urbano.
Considerações: Podemos encontrar que o setor automotivo está tomando as medidas necessárias para receber, com segurança, o seu consumidor, de maneira que possa retomar as vendas.